Centenas de pessoas participam da 9° edição do Outubro Rosa na av. Frei Serafim

Foram distribuídas 40 senhas para as mulheres realizarem exames da mama gratuitamente

Aconteceu na manhã deste sábado (11) a 9º edição do Outubro Rosa. A concentração iniciou às 7h, na Igreja São Benedito e a caminhada seguiu pela Avenida Frei Serafim, terminando na sede da Fundação Maria Carvalho, no Ilhotas. A organização do evento disponibilizou a venda de kits com camisa, sombrinha e bolsinha, que são vendidos na sede da fundação. Foram distribuídas 40 senhas para as mulheres realizarem exames da mama gratuitamente nas clínicas colaboradoras, que apoiam a causa do combate ao câncer de mama. A expectativa é de que cinco mil pessoas tenham participado da caminhada.

Segundo Ana Célia Faustino, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos a importância é o alerta para este tipo de câncer, que é um dos que mais mata mulheres todos os anos no mundo. “A caminhada vai alertar as mulheres sobre a relevância da realização do exame da mama. O câncer, quando descoberto cedo, tem grandes chances de cura. Precisamos lutar para que o câncer não leve mais tantas mulheres. Queremos menos câncer e mais vidas. E não poderia deixar de agradecer à população de Teresina e dos demais municípios que participam deste momento”, disse.



A presidente ainda relembra que outro propósito da caminhada é chamar a atenção para o cumprimento da Lei 12.732/12, conhecida como Lei dos 60 Dias, que está em vigor há mais de um ano e ainda não está sendo plenamente cumprida. Tal lei foi sancionada em 2012 pela presidente da República e prevê o início do tratamento do câncer em até 60 dias após o diagnóstico da doença no SUS. Além disso, estabelece que o registro do diagnóstico e tratamento do paciente com câncer seja realizado pelo sistema eletrônico SISCAN.




Fotos: Moisés Saba

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Flávia Araújo