Centro de Capacitação do Bairro Vermelha oferecerá cursos em THE

O Centro possui 220 metros quadrados de área total.

Buscando incentivar a capacitação e inserção de mão de obra qualificada no mercado, a Prefeitura tem investido cada vez mais em espaços voltados para o tema. Com isso, foi inaugurado na manhã de hoje, 3, a reforma do Centro de Capacitação do Bairro Vermelha, uma parceria entre a Fundação Wall Ferraz e a empresa de call center Vikstar. O evento contou com a presença do prefeito Firmino Filho, do superintendente da SDU Sul, Cleto Baratta, da presidente da Fundação Wall Ferraz, Aparecida Calland, representantes da Vikstar, de líderes da comunidade e da população.

Localizado ao lado do mercado popular do bairro, o Centro possui 220 metros quadrados de área onde foi feito um investimento de R$ 178 mil. O prefeito Firmino Filho esteve na manhã de hoje (16) no local, junto com o superintendente da SDU Sul, Cleto Baratta, e o Executivo, Paulo Roberto.

Para o prefeito Firmino Filho, será uma oportunidade para a juventude de ter sua primeira experiência no local de trabalho. “Geralmente são mulheres, pessoas que utilizam sua renda para financiar melhorias na sua educação. O centro de capacitação é uma experiência de geração de renda e emprego bem sucedida e que já beneficia milhares de pessoas em nossa cidade”, disse o gestor, que espera chegar a 20 mil empregos nos próximos anos.

Ainda segundo ele, o espaço que havia sido construído na década de 80 foi completamente reconstruído, para que os cursos oferecidos no Centro de Capacitação sejam adequados à realidade e à necessidade do público.

O laboratório possui 16 conjuntos de posições de atendimento, com mesas, cadeiras, computadores, mini central, aparelhos telefônicos, headsets e demais equipamentos necessários para o laboratório. No centro de capacitação foi montado ainda um laboratório de informática. 

Segundo Aparecida Calland, “o curso de Operador de Call Center vai possibilitar a capacitação e geração de emprego para a comunidade, e ainda possibilitar a inserção no mercado de trabalho de milhares de pessoas para um segmento em constante expansão em Teresina”. Serão oferecidas mais de 100 vagas e na segunda-feira, 5, as inscrições já estarão abertas aos interessados.

Um detalhe importante, apontado por Isabela Prado, gerente de Recursos Humanos da Vikstar, é que os cursos são voltados para as necessidades não apenas da cidade, mas da comunidade local. “Teremos um curso de agente de portaria e um de gestão de mercados públicos”, explicou. Os cursos ofertados pela Vikstar são de Operador de Call Center e Operador de Microcomputador, na modalidade de Educação à Distância (EAD). O curso conta com 60 vagas inicialmente, divididas em três turmas com duração de 80hrs.

Fonte: Prefeitura de Teresina