Centro de Produção abandonado era usado para o consumo de drogas

Felizmente o local hoje passa por um processo de revitalização, mas as marcas do passado continuam nos detalhes.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (04) DO JORNAL MEIO NORTE.

O Centro de Produção e Treinamento – Santa Maria Codipi, localizado no bairro, na esquina das Ruas José Lourival Mesquita e Mariano Gayoso, zona Norte de Teresina, era usado para o consumo de drogas. A situação foi amplamente denunciada pela população, que via-se refém da criminalidade que girava em torno do prédio em desuso.

Felizmente o local hoje passa por um processo de revitalização, mas as marcas do passado continuam nos detalhes. Alguns boxes ainda preservam as marcas da droga, que são traduzidas em nas fezes, latas – que denotam o uso do crack – e restos de roupas e calçadas espalhadas pelo chão do prédio.

A situação é denunciada pelos operário da construção, que viram de perto como estava o local. “Aqui tá é bom agora que a gente começou o serviço, antes o mato tava muito alto e tava cheio de porcaria dentro dos boxes. O povo usava aqui pra usar droga e assaltar”, comenta José Maria, que está trabalhando na reforma do prédio.

Segundo a vizinha M.A.P, que não se identificou com medo de represálias, os permissionários resistentes à desocupação do local acabaram saindo por medo dos usuários de drogas. “Eles passam a noite e a madrugada inteira aí dentro, mas tinham uns que vinham mesmo no pingo do meio-dia, na maior cara de pau, pois tinha gente trabalhando aí dentro”, reclama.

A reportagem buscou informações junto à Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (SEMEST), que informa que o prédio está a disposição do Governo do Estado do Piauí. O processo está em andamento, mas reformas para a revitalização do espaço foram iniciadas agora no mês de março.

Ao que tudo indica, o local abrigará um posto do Corpo de Bombeiros. “A prefeitura entendeu junto à Secretaria de Segurança da necessidade da presença dos bombeiros na Santa Maria da Codipi, tanto para segurança da população quanto para evitar queimadas e preservar o meio ambiente. Porém, a Prefeitura Municipal de Teresina garante a revitalização do espaço”, declara o secretário Olavo Braz.

Repórter: Lucrécio Arrais

Fonte: Lucrécio Arrais