Centro de Referência de Castração de Animais será criado em Teresina

Por meio do convênio, a ser celebrado entre UFPI e FMS, o Hospital Veterinário Universitário se tornaria a referência em castração/esterilização na cidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina poderá ter um Centro de Referência de Castração de Animais. A possibilidade da criação desse equipamento público está sendo discutida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com o intuito de controlar a natalidade de animais na capital.

Em reunião na reitoria da UFPI  com a participação do presidente da FMS, Luciano Nunes, reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, gerente de Zoonones de Teresina, veterinários do Hospital Veterinário Universitário e representante da UESPI ficou definido que será elaborada uma minuta de convênio para transformar o Hospital Veterinário Universitário em um Centro de Referência de Castração de Animais de Teresina.

Por meio do convênio, a ser celebrado entre UFPI e FMS, o Hospital Veterinário Universitário se tornaria a referência em castração/esterilização na cidade, com atendimentos voltados para a população com menor poder aquisitivo, realizando atendimentos em regime de mutirão aos finais de semana a um baixo custo.

“Precisamos de um modelo sustentável e público na nossa cidade para diminuir a superpopulação de gatos e cachorros abandonados, bem como ofertar esse serviço de castração para a população que cria animais, mas não tem condições financeiras para realizar o procedimento. As conversas estão avançando nesse sentido e definimos a possível celebração de um convênio entre FMS e UFPI. O Hospital Veterinário Universitário possui salas de cirurgia e profissionais disponíveis e agora temos que estabelecer um parâmetro mínimo de custo. A UFPI irá elaborar a minuta do convênio para apresentarmos ao prefeito Firmino Filho”, explicou Luciano Nunes.

Além do Centro de Castração, estão sendo discutidas ações voltadas também para a conscientização da população. “Tanto a UFPI quanto a UESPI desenvolvem campanhas de conscientização para evitar o abandono de animais. Portanto, precisamos fortalecer essas campanhas para mudar essa cultura das pessoas de abandonarem animais, especialmente gatos que se reproduzem muito rápido, e que podem se transformar em transmissores de doença. Nossa intenção é evitar também maus tratos e estabelecer uma convivência ética com os animais”, acrescentou o presidente da FMS.

O reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, deu todas as garantias para a formalização da parceria com a FMS e UESPI. “Temos todo o interesse em tornar o Hospital Veterinário uma referência para a castração de animais. Estamos com a estrutura disponível, com profissionais e estudantes, e vamos trabalhar para a assinatura do convênio com a Prefeitura de Teresina. A nossa estrutura pode inclusive se tornar uma referência também para a capacitação de veterinários de todo o estado”, disse o reitor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES