Cerca de 300 profissionais de saúde são capacitados em Teresina

O curso visa capacitar cerca de 320 pessoas.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará nos dias 14 e 15 de abril, no auditório da instituição, a capacitação sobre Projeto Terapêutico Singular para os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Teresina. O curso visa capacitar cerca de 320 pessoas e segue dividido em turmas de 80 participantes em cada turno dos dois dias de exposições.



“A finalidade principal do novo modelo de Atenção Psicossocial é construção da autonomia e reinserção social dos usuários por meio do trabalho, lazer, exercício dos direitos e deveres civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, sendo assim, substitutivos das internações psiquiátricas”, explica Marina Leite, gerente de Atenção Psicossocial da FMS.


A capacitação sobre Projeto Terapêutico Singular será ministrada pela doutora em psicologia clínica e cultura, Tânia Maris Grigolo, que foi doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) e também é mestre em Sociologia Política e especialista em Saúde Mental Coletiva.

Os CAPS de Teresina utilizam como instrumento de trabalho em equipe o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que possibilita a participação do usuário e, consequentemente, a construção de sua autonomia. O instrumento considera a historicidade e as necessidades individuais dos usuários que se encontram inseridos em contextos. 

Fonte: Com informações da Assessoria