Cerca de 400 mil doses de vacina já foram enviados ao municípios

Nesta segunda foram enviados mais 120 mil doses

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já enviou aos municípios 388 mil doses da vacina contra a Influenza e, nesta segunda-feira (7), entrega mais de 120 mil doses, totalizando cerca de 510 mil. As doses são entregues proporcionalmente aos públicos prioritários nos municípios e, à medida que o Ministério da Saúde envia para o Estado, são disponibilizadas aos municípios. Este ano, por motivo de produção da vacina, o ministério está entregando em sete etapas. 

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, explica que “semanalmente, o ministério manda um equivalente de doses. A partir do momento que recebemos essas doses, nós distribuímos aos municípios. Hoje, nós recebemos mais uma etapa, correspondente a 15%, fazendo um total de 63% já de doses distribuídas”. Ele garante que a secretaria está abastecendo todos os municípios do estado do Piauí.


Apesar da metade das doses terem sido entregues, apenas 8,92%, ou pouco mais de 61 mil pessoas, do público prioritário, foi imunizado e informado no sistema de informação. Mais de 130 municípios piauienses ainda não informaram no sistema sobre suas coberturas vacinais. 

Herlon Guimarães alerta que os municípios devem informer a cobertura vacinal no sistema de informação. “Nós percebemos uma cobertura vacinal muito baixa. Pedimos para que todos os municípios, façam, coloquem no sistema essas informações, para que possamos monitorar, acompanhar a aplicação da vacina. Se o município está tendo dificuldade, enquanto competência de Estado, podemos auxiliá-los, para tomar as medidas e assim melhorarmos cada vez a vacinação daquele município”, disse o diretor.

Os municípios a seguir foram os que tiveram a melhor cobertura vacinal:

Barro Duro - 55,15 %
Hugo Napoleão - 39,98%
Barra d’ Alcântara - 38,30%
São Gonçalo do Piauí - 36,03%
Anísio de Abreu - 34,10%
João Costa - 32,35%
Curralinhos - 29,46%
Alegrete do Piauí - 27,41%
Francisco Ayres - 25,78%
Pedro Laurentino - 24,05%

As maiores cidades do estado tiveram a seguinte cobertura vacinal:

Bom Jesus – 18,57%
Floriano - 15,10%
Teresina – 15,9%
Piripiri – 8,44%
Oeiras – 6,39%
Parnaíba – 3,98%

Fonte: Portal MN
logomarca do portal meionorte..com