Cerca de 41 rádios comunicadores são entregues em presídios de THE

Foram 30 rádios comunicadores portáteis e 11 fixos

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) adquiriu 30 novos rádios comunicadores portáteis, 11 rádios comunicadores fixos (para serem utilizados em bases e em viaturas) e uma repetidora digital transportável. A aquisição dos equipamentos faz parte do plano de segurança prisional que vem sendo implementado pelo Governo do Estado no sistema prisional desde 2015.

O investimento é próprio da Sejus e na ordem total de R$ 367 mil. Os rádios comunicadores contam com sistema digital e GPS e tecnologia que impede interceptação. Os equipamentos serão utilizados para fazer a comunicação entre os presídios da Grande Teresina e entre sistema prisional e forças de segurança pública – como polícias Militar e Civil, Força Tática da PM, Corpo de Bombeiros, Samu, entre outras.

“Esses equipamentos, ao possibilitar a comunicação em rede, vão dar mais eficiência às atividades cotidianas e operações especiais no sistema penitenciário, garantindo mais segurança às unidades e, dessa forma, mais eficácia na manutenção da ordem nos presídios”, afirma o diretor da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira.

 Para o secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, a aquisição dos rádios comunicadores “é, sem dúvida, mais um importante avanço na modernização e implementação do plano de segurança penitenciária, que contempla, além da parte física estrutural dos presídios, a parte tecnológica de comunicação, revista, armamento e proteção individual dos agentes de segurança prisional”.

A tecnologia dos rádios comunicadores é importada – o mesmo tipo de equipamento é usado pelas polícias dos Estados Unidos da América e foi utilizado na Copa do Mundo e nas Olimpíadas do Brasil. Em agosto deste ano, a Sejustambém entregou 17 novos pórticos detectores de metais e 72 raquetes detectoras de metais, para serem usadas nos procedimentos de revista nas penitenciárias.

Rádios comunicadores
Rádios comunicadores

A Secretaria de Justiça também entregou 20 máscaras de gás, 50 capacetes e 50 caneleiras para os agentes penitenciários e três scanners raio-X para as penitenciárias de Parnaíba, Picos e Esperantina. De 2015 para cá, o órgão também entregou 40 novas espingardas calibre 12, seis mil balas de borracha, 150 sprays de pimenta, 150 explosivos de gás lacrimogêneo e 50 granadas de luz e som.



Fonte: Portal MN