Chinês que diz ter editado genes de bebês desaparece

O governo chinês disse que irá punir os envolvidos no projeto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cientista chinês que diz ter editado genes de bebês, He Jiankui, está desaparecido, segundo jornais locais. O paradeiro ocorre desde a quarta-feira (28), quando ele se pronunciou em evento científico em Hong Kong, e levanta suspeitas de que ele possa estar em prisão domiciliar.

A Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul negou, no entanto, as alegações de que seu ex-pesquisador esteja preso. Um porta-voz da instituição disse ao "South China Morning Post" que "nenhuma informação está confirmada, apenas as que estão nos canais oficiais".

"Nós não podemos responder a mais perguntas sobre o assunto agora, mas, se tivermos alguma informação, vamos atualizá-los", completou o porta-voz ao jornal chinês. A universidade anunciou que irá investigar o acadêmico e também disse que não tinha conhecimento do projeto.

O governo chinês disse que irá punir os envolvidos no projeto de edição genética, mas ainda não anunciou oficialmente como isso será feito. Em alguns sites e nas redes sociais, He é chamado de "Frankenstein da China".

Pesquisa polêmica

A pesquisa de He foi anunciada na segunda-feira (26) e causou uma resposta negativa por parte da comunidade científica internacional.

O pesquisador chinês disse que editou os genes de gêmeos, que nasceram com resistência à infecção por HIV. O estudo não foi publicado em revistas científicas. Os nomes dos envolvidos – mãe, bebês, pesquisadores que participaram – não foram divulgados.

He diz que modificou os genes dos bebês com a ajuda do Crispr, técnica de edição genética que é alvo de fortes debates éticos pelo mundo.

O Crispr surgiu há seis anos e, desde então, revistas científicas e órgãos internacionais debatem até onde podemos mexer no código genético humano. A técnica de edição é simples e barata, e o que pode fazer, segundo a "Science", uma revolução.

Os cientistas descobriram como "recortar" uma parte do DNA com a ajuda de uma enzima no sistema de defesa das bactérias. Os pesquisadores usam a Cas9 junto com um RNA "guia" para mudar a parte que é de interesse no DNA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES