Chuva causa pane e afeta emissão de passaporte no Brasil inteiro

Em janeiro, o sistema central de computadores da PF sofreu duas panes em menos de dez dias

Pela terceira vez no ano, uma pane nos sistemas eletrônicos da Polícia Federal em Brasília paralisa a emissão de passaportes e outros serviços da entidade. O problema afeta todo o país. Segundo a PF, o motivo da pane foi a forte chuva em Brasília neste domingo. A PF em Brasília também está sem internet e, em todo o Brasil, os policiais não têm acesso ao e-mail funcional.


Chuva causa pane e afeta emissão de passaporte no Brasil inteiro

Em janeiro, o sistema central de computadores da PF sofreu duas panes em menos de dez dias, o que afetou o agendamento, a emissão e a entrega de passaportes.

Em um dia normal, são atendidas cerca de 8.000 pessoas, em média, para a emissão de passaporte. Uma peça foi enviada dos EUA para resolver o problema. A PF faz a emissão de cerca de 2 milhões de passaportes por ano. O Estado de São Paulo é responsável por cerca de 40% desse total.

Como a Folha revelou no final de janeiro, a PF não tem um sistema adequado de controle de riscos em seus programas eletrônicos e não cumpre o cronograma para melhorá-lo. A conclusão está no relatório de uma auditoria feita pela CGU (Controladoria-Geral da União) no ano passado.

Segundo o relatório da CGU, há pelo menos três anos a PF não cumpre o cronograma para aumentar o controle de seus sistemas eletrônicos.

Em 2011, após inspeção, a controladoria havia determinado que a polícia criasse um modelo de gestão de riscos de tecnologia da informação.

Na auditoria feita no ano passado, porém, apenas 22% das atividades previstas haviam sido cumpridas. A PF afirmou que faltam verbas para cumprir as determinações.

Fonte: Folha