Chuva deixa governador do Ceará isolado

Problemas também em Santana onde 90 casas foram destruídas e 166 pessoas estão desabrigadas

O governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes (PSB), está isolado no Aeroporto do Cariri, cerca de 600 km da capital Fortaleza, por conta da forte chuva que cai na região desde o começo da manhã. Ele deveria ter embarcado às 9h para uma ação do Executivo no município de Aiuaba, mas até as 11h30 o avião não havia decolado em conseqüência do mau tempo. Com isso, há a possibilidade do projeto "Governo na Minha Cidade" ser cancelado.

A exemplo do que acontece no Cariri, chove forte também em diversas localidades, conforme divulgou a Defesa Civil do Estado e a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Ao todo, são 135 mil famílias atingidas em 57 municípios.

A zona norte do Estado, porém, é a mais abalada pela força das águas. De acordo com a Funceme, lá já choveu quatro vezes mais do que a média normal. Em Granja, mais de seis mil moradores da sede e de distritos sofrem com os prejuízos das cheias do rio Coreaú e diversos prédios públicos estão ilhados.

Problemas também em Santana do Acaraú, onde 90 casas foram destruídas e 166 pessoas estão desabrigadas. Em Pentecoste, diversas famílias estão isoladas porque as duas pontes que ligam a cidade ficaram inacessíveis devido aos 63 mm caídos desde as 7h de hoje.

Dos 184 municípios cearenses, o boletim da Funceme registrou chuva em 134 de ontem até as 7h desta terça-feira. A maior foi em Pentecoste (183 mm), seguido de São Luís do Curu (141 mm); Russas (101 mm); Apuiarés (99 mm); Pindoretama, 98 mm; Maranguape, 95 mm; Potireama, 95 mm; Itaiçaba, 91 mm; Palmácia (91 mm); Ocara (90 mm); General Sampaio (88 mm); Redenção (85 mm); e Aracoiaba (80 mm).

O número de mortes chegou a seis e o de feridos, a 103. A previsão da Funceme é de que as precipitações continuem intensas até o final deste mês. Dos 131 açudes monitorados pela Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), 107 já comportam sua carga máxima.

Fonte: Terra, www.terra.com.br