Chuva em S.R.N deixa população debaixo d"água.

Chuva em S.R.N deixa população debaixo d"água.

Os prejuízos ainda não foram calculados pois os comerciantes do município

O centro comercial da cidade de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), ficou completamente alagado ontem após um dia de chuvas intensas em toda a região. As precipitações tiveram início logo no começo da tarde, por volta das 13 horas, com uma chuva forte que chegou a ultrapassar os 35 milímetros. Não demorou muito e, por volta das 17 horas, outra chuva voltou a atingir a cidade, dessa ver com maior intensidade, chegando a casa dos 72 milímetros, o que totalizou mais de 100 milímetros em apenas um dia.

"Vale lembrar que regiões semi-áridas como São Raimundo Nonato costumam chover, durante todo o inverno, não mais que 700 milímetros", disse o engenheiro Carlos Magno. Dessa forma, um dia com chuvas superiores aos 100 milímetros podem causar muitos transtornos aos moradores das cidades. Um exemplo aconteceu ontem com a zona urbana de São Raimundo Nonato, que ficou com seu centro comercial totalmente alagado.

Os prejuízos ainda não foram calculados pois os comerciantes, apenas hoje, é que estão conseguindo entrar nas lojas para limpar e secar seus estabelecimentos. Algumas lojas foram invadidas pelas águas que destruíram seus estoques, principalmente de gêneros alimentícios causando graves perdas aos proprietários. Grande parte do comércio também fechou as portas. Para complicar o que já estava ruim, o esgoto que vive a céu aberto se misturou com as águas das chuvas sujando grande parte da cidade e deixando um rastro de lixo e mal cheiro pelo centro.

POPULAÇÃO REVOLTADA

Hoje pela manhã o comentário que mais se ouvia pela cidade dizia respeito a falta de carinho com que a atual administração vem cuidando da cidade. Os moradores denunciam a Prefeitura afirmando que nenhuma obra estruturante vem sendo realizada no município. Ao contrário, o atual prefeito, Padre José Herculano de Negreiros (sem partido), tem sofrindo sérias críticas em função do caos que a cidade se tornou nos últimos anos.

Para piorar ainda mais o quadro negativo de São Raimundo Nonato, os populares afirma que daqui em diante a tendência é que a situação da cidade piore ainda mais, tendo em vista que o prefeito foi condenado pelo Tribunal de Contas da União, pela Justiça Federal, foi expulso do PT por infidelidade e pode ter seu mandato cassado a qualquer momento pelo Tribunal Regional Federal, em Brasília, onde ele vem sendo julgado.

Nem mesmo na Câmara dos Vereadores a situação do Padre Herculano é estável. Ao contrário, já existe uma articulação para eleger o novo presidente da Câmara um vereador de oposição, o que deve complicar o quadro político da atual administração. "Como "ficha suja" o Herculano nem pode se candidatar a reeleição. Sua situação é periclitante", disse um morador da cidade que pediu para não ser identificado com medo de represálias por parte de funcionários do município.

















Fonte: São Raimundo.Com, www.saoraimundo.com