Chuva em SC afeta 64 mil pessoas e deixa 4 cidades em estado de emergência

No Estado, mais de 1,2 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas

A Defesa Civil de Santa Catarina informou pouco antes das 17h desta terça-feira (8) que mais de 64 mil pessoas de 37 cidades foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado. Quatro cidades decretaram situação de emergência - Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão e Vargem Bonita, segundo a Defesa Civil.

Mais cedo, o prefeito de Guaraciaba informou que decretou situação de calamidade pública. A Defesa Civil informou que não foi oficialmente informada sobre a situação de Guaraciaba, mas disse que isso ocorre porque a administração pode estar mais voltada para resolver os problemas da população e, por esse motivo, pode ainda não ter tido condições de oficializar a situação. Guaraciaba, com 10 mil habitantes, é o município com situação mais crítica, onde quatro pessoas morreram na madrugada desta terça.

Segundo a Defesa Civil, nas 37 cidades, mais de 1,2 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Entre as demais cidades atingidas, a maioria - entre elas Joinville, Blumenau e Itajaí - teve prejuízos considerados leves pela Defesa Civil, como destelhamentos e quedas de árvore. No entanto, nesses locais não foram registradas vítimas fatais

Fonte: g1, www.g1.com.br