Chuvas de pré-estação devem começar na próxima semana

As informações são do meteorologista Mainar Medeiros, da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

As chuvas de pré-estação deverão começar na próxima quarta-feira(20) na região Sul do Piauí, mas há possibilidade de chuvas isoladas, de magnitude fraca, nesta sexta-feira e sábado na região dos cerrados. As informações são do meteorologista Mainar Medeiros, da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Semar).

Segundo Mainar Medeiros, um diagnóstico mais preciso sobre a situação climática no Estado somente será possível a partir da reunião de técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet) com as regionais estaduais de meteorologia, marcada para a próxima semana.

O meteorologista explica que a elevação da temperatura e o rebaixamento da umidade relativa do ar se deve ao posicionamento do equador térmico com seu pico máximo sobre o Piauí. Existe também a participação do centro de alta pressão e da massa de ar quente e seca, que contribui para a alta taxa de radiação solar diretamente à superfície do solo, redução de vento e nebulosidade.

Esta semana, a Gerência de Hidrometeorologia da Semar registrou chuva e chuviscos em áreas isoladas dentro dos cerrados, ocasionadas pela instabilidade atmosférica que gerou as linhas de instabilidade e dos aglomerados convectivos transportados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Medeiros adianta que a predominância da massa de ar quente e seca, no centro de alta pressão e do posicionamento do equador térmico com seu pico máximo sobre os setores norte e central do Piauí vem deixando o tempo claro a parcialmente nublado, com altas taxas de radiação solar expostas diretamente na superfície da terra. Nos últimos dias, as temperaturas extremas ficaram entre 24 graus, a mínima, e 39,5 graus a máxima. A cobertura de nuvens foi um pouco acima da normalidade devido à atividade de instabilidade no Extremo Sul do Piauí. Rajadas de vento com velocidade superior a 10,5 Km/h foram registradas em quase todo o estado. Também foi registrado um grande número de redemoinhos em diversas áreas.

Fonte: Assessoria