Chuvas devem continuar abaixo da média

Previsão para início de fevereiro é mais calor

O clima vai continuar pregando peças nos teresinenses. Para fevereiro as chuvas devem continuar abaixo da média prevista para o período segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar). De acordo com o boletim trimestral produzido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a tendência deve prosseguir até abril.

Sobre a queixa recorrente de pessoas de maior calor neste mês de janeiro, o meteorologista Mainar Medeiros explica que a mudança é maior na sensação térmica. ?Há um aumento da sensação térmica e não do calor. O aumento da sensação térmica é provocada pela irregularidade no clima?, explica o meteorologista. A estação chuvosa, chamada normalmente de ?inverno?, está atípica segundo Mainar Medeiros por causa do fenômeno climático ?El Niño?. ?Sem dúvida é devido ao El Niño que provoca mudanças no clima?, comentou.

Segundo Mainar Medeiros a sensação de tempo ?abafado? está justamente ligada ao aumento da temperatura e a formação de nuvens de chuva que não se precipitam. ?Essa sensação térmica elevada é pela formação das nuvens?, conta o meteorologista. De acordo com o CPTEC as chuvas para este inverno serão distribuídas de modo irregular tanto temporal, quanto espacialmente. Enquanto isso, as temperaturas devem continuar mais altas que a média.

O fenômeno El Niño consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico, mas precisamente na região Equatorial. No atual período, segundo o CPTEC, as Temperaturas da Superfície do Mar (TSM) estão atingindo os 2ºC acima da média. Segundo a previsão climática feita pelo INPE/CPTEC é esperado que o El Niño continue atuando na região do Oceano Pacífico Equatorial durante o trimestre janeiro a março de 2010. Em previsão montada por meteorologistas do Inmet do CPTEC, as chuvas na região Nordeste vão continuar abaixo da média nos próximos 3 meses.

Para um período mais próximo a Semar divulgou um boletim em que as chuvas também estão abaixo da média até pelo menos o final da primeira quinzena de fevereiro. ?Segundo o boletim da Semar, as chuvas são de normal para abaixo da média no período que compreende o final de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro?, enfatizou Mainar Medeiros. (C.R.)

Fonte: Carlos Rocha, Jornal Meio Norte