Chuvas vão prosseguir até segunda em THE

O meteorologista adianta que a variabilidade atmosférica vem deixando o tempo oscilando entre encoberto e parcialmente nublado no Piauí

As chuvas deverão prosseguir até a próxima segunda-feira em Teresina, mas de forma isolada. A previsão é do meteorologista Mainar Medeiros, da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Semar). Na região Sul do Piauí, as chuvas de pré-estação também vão continuar.

Medeiros explica que a chuva ocorrida na manhã desta sexta-feira(22) na capital foi por conta da alta concentração de vapor e umidade, auxiliado pelo movimento vertical ascendente que elevou o ar e formou nuvens de cúmulos e cumulonibus. Os cumulos são nuvens densas que se formam em ar instável, enquanto as cumulonibus são nuvens cuja importância está ligada a tempestades e tempo turbulento.

O meteorologista adianta que a variabilidade atmosférica vem deixando o tempo oscilando entre encoberto e parcialmente nublado no Piauí. Também foram registrados chuviscos e chuvas moderadas em diversas áreas.

Segundo Mainar Medeiros, o enfraquecimento do centro de alta pressão, a redução da massa de ar quente e seca e o seu posicionamento mais para o oceano, provocaram a geração de linhas de instabilidade, aglomerados convectivos, troca de calor e o auxilio das contribuições locais e dos ventos alísios nos transportes de vapor e umidade, contribuindo para amenizar o calor.

No período, houve uma redução no número de focos de incêndios, principalmente nos cerrados e em parte da região semiárida. Este ano, já ocorreram 6.250 queimadas no Piauí.

Fonte: Assessoria