Chuvas podem ficar abaixo da média histórica de janeiro

Chuvas podem ficar abaixo da média histórica de janeiro

Acumulado de 104mm de precipitações foi registrado em Teresina.

Apesar do tempo chuvoso que persistiu em Teresina nos últimos dias, o mês pode terminar com as chuvas um pouco abaixo da média histórica de janeiro. É o que informa a meteorologista Sônia Feitosa, gerente de hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Desde o início do mês atá a manhã de ontem, a estação meteorológica da Semar registrou um acumulado de 104mm de precipitações na capital. A média esperada para janeiro é de pelo menos o dobro disso.

No entanto, a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), conforme adiantou a edição de ontem do JMN, é de chuvas pelo menos até a quinta-feira.

“O período chuvoso já se caracterizou, mas as chuvas realmente podem ficar um pouco abaixo do esperado. Já em fevereiro, os sistemas que atualmente estão no oceano manifestarão uma influência maior na nossa região, causando mais chuvas no interior do Nordeste”, disse Sônia.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta, em suas previsões, que pelo menos até quintafeira (26) Teresina apresentará céu nublado e pancadas de chuva - muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas.

Até quinta, as temperaturas máximas não passam de 32º C (ficando em 28º C nesta terça), e as mínimas variam entre 22 e 23º C. A previsão do Inpe aponta as seguintes tendências: No Oeste do PI e no MA: nublado com pancadas de chuva.

No Leste da BA: tempo instável, com poucas aberturas de sol e chuva. No Norte da BA: sol e variação de nuvens. Em Sergipe e extremo Nordeste da BA: sol entre poucas nuvens e com possibilidade de pancadas de chuva.

Nas demais áreas da região: sol com variação de nuvens e pancadas de chuva. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34º C no Norte do MA. Temperatura mínima: 16º C no interior da BA.

Fonte: Dowglas Lima