Cientistas fazem teste para transformar besouros em drone

Os insetos seriam utilizados, por exemplo, para acessar locais pequenos como os pequenos cantos e fendas em um prédio desmoronando.

Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, deram um passo para criar um “esquadrão” de besouros, segundo informações publicadas pelo jornal The Independent. O objetivo é conseguir fazer com que os insetos sejam controlados durante o voo e se tornem uma espécie de drone.

De acordo com a publicação, um pequeno sensor de 1,5 grama foi implantado na parte traseiro do besouro, possibilitando que os cientistas controlassem os voos.  Os cientistas acreditam que, com o aperfeiçoamento da tecnologia, os insetos podem ser utilizados para transmitir imagens de terrenos de difícil acesso.

O cientista Hirotaka Sato, da Universidade Tecnológica da Nanyand, afirmou que os besouros são ideais para o “trabalho”, já que podem transportar cargas relativamente pesadas. Os cientistas acreditam que microfone e sensores térmicos poderiam ser facilmente colocados nos besouros para aplicações em missões de busca e salvamento.

Os insetos seriam utilizados, por exemplo, para acessar locais pequenos como os pequenos cantos e fendas em um prédio desmoronando.

Fonte: Terra