Cinco planetas se alinham no céu por um mês;veja como visualizar

O alinhamento dos cinco planetas poderá ser visualizado a olho nu.

Os apaixonados por astronomia poderão, a partir desta quarta-feira, dia 20 de janeiro,  visualizar a olho nu o alinhamento de cinco planetas.  Especialistas dizem que o fenômeno, que possibilita ver Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno , deve durar até 20 de fevereiro.

Alan Duffy, da Universidade Swinburne, de Melbourne (Austrália), traz uma novidade para os interessados em apreciar esse que é atualmente um dos 'eventos' mais esperados dos últimos 10 anos. Segundo ele, Vênus e Júpiter são os únicos que poderão ser vistos mais de 'perto'.

Ainda durante entrevista para à Australian Geographic, ele acrescentou: "O grande desafio será Mercúrio". De acordo com Alan, o planeta ficará um pouco 'escondido' e só poderá ser melhor apreciado durante a madrugada. Aliás, o melhor horário para ver os cinco alinhados é antes do amanhecer. 

Em primeiro lugar aparecerá Júpiter,  por causa do seu brilho; em segundo virá o vermelho Marte e em terceiro Saturno e logo em seguida Vênus. A recomendação é procurar um lugar com céu escuro e horizonte aberto. 

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno  poderão ser vistos a olho nu
Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser vistos a olho nu




Fonte: Com informações da BBC