Cinzas de vulcão da Islândia fecham aeroportos no norte da Itália

Espaço aéreo foi reaberto na Espanha depois de fechamento na véspera.

Vários aeroportos do norte da Itália tiveram de ser fechados neste domingo (9) por conta da presença de cinzas do vulcão islandês no espaço aéreo.

O bloqueio de voos começou às 8h locais (3h de Brasília) e deve durar até as 14h (9h de Brasília), segundo as autoridades.

Estão fechados os aeroportos de Linate e Malpensa, em Milão, além dos de Bérgamo, Turim, Gênova, Bolonha, Verona, Pisa e Florença.

O fechamento não afeta o espaço aéreo na parte leste do país. Os aeroportos de Veneza, Triste e Rimini seguem abertos.

As autoridades informaram que a nuvem deve ficar sobre território italiano até o final da tarde. Depois, ela deve seguir para os Bálcãs, Grécia, Alemanha e Áustria.

Na Espanha, os aeroportos do norte e do noroeste, incluindo o de Barcelona, reabriram neste domingo (9), depois de terem ficado fechados no sábado por conta da presença .

O fechamento complicou os planos de viagem de cerca de 40 mil passageiros e forçou o governo a reforçar outros meios de transporte, como os trens.

Também houve cancelamentos em Portugal, onde o aeroporto do Porto ficou fechado, e 20 voos foram cancelados na França.

As autoridades francesas de aviação civil não previam grandes perturbações para este domingo. No entanto, a companhia de baixo custo Ryanair decidiu anular os voos com partida e chegada em Marselha, e a Easyjet fez o mesmo com os voos em Nice, no sul da França.

Voos entre Europa e América do Norte tiveram de mudar de rota e sofreram atrasos no sábado.

Não houve reflexos no Brasil.

Fonte: g1, www.g1.com.br