SEÇÕES

Círio de Nazaré leva 2 milhões em procissão em Belém

O Círio de Nazaré é celebrado há 224 anos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Imagem Peregrina da padroeira dos paraenses chegou ao destino final da romaria do Círio, a Praça Santuário de Nazaré, às 11h24 deste domingo (9). A procissão iniciou às 6h07, logo após o fim de uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, em frente à Catedral de Belém. A estimativa da Diretoria da Festa e do Dieese/PA é de que mais de 2 milhões de pessoas acompanharam o Círio 2016.

O Círio de Nazaré é celebrado há 224 anos e é uma devoção à padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré. A pequena imagem da santa foi encontrada pelo caboclo Plácido Ramos, às margens de um igarapé, onde atualmente fica a Basílica.

O Círio passou a ser realizado pela manhã a partir de 1854, devido às fortes chuvas que ocorriam à tarde. Desde 1882, o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, resolveu que o ponto de partida seria a Catedral de Belém, o que acontece até os dias atuais.

Da Catedral à Basílica foram percorridos 3,6 km. O trajeto é marcado por muitas homenagens de instituições e devotos da Virgem de Nazaré, que encheram de emoção a grande romaria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos