Cirurgião cardiovascular da USP recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPI

A honraria é um reconhecimento dado por universidades a pessoas que tenham se destacado em determinada área.

Em reconhecimento pela atuação na área de cirurgia cardiovascular, a Universidade Federal do Piauí-UFPI concedeu ao médico cardiologista Fábio Biscegli Jatene, na quinta-feira (05), o título de ?Doutor Honoris Causa? em Solenidade de Outorga do título, ocorrida no Cine Teatro da Universidade. Fábio Jatene é graduado pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC, tem doutorado e livre-docência pela Faculdade de Medicina da USP e é professor da Disciplina de Cirurgia Torácica da USP.

A honraria é um reconhecimento dado por universidades a pessoas que tenham se destacado em determinada área por boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

O autor da proposta foi o cirurgião cardiovascular, Dr. José Lira, que foi orientando do Dr. Fábio Jatene no doutorado em São Paulo. ?Ele hoje é um dos mais importantes pesquisadores e professores de medicina na área de cardiologia do Brasil. A Universidade precisava tomar conhecimento desse perfil do professor e com isso reconhecer seu trabalho?, conta Lira.

Segundo Fábio Jatene, ele e Dr. José Lira já possuem mais de 30 anos de convivência no campo da cardiologia. ?Eu tenho uma ligação forte com colegas da minha área aqui no Piauí, esse título é uma oportunidade de fortalecer ainda mais esses laços. Eu vejo muito bem o desempenho da cardiologia aqui em Teresina. Está em nível comparado aos melhores do país, pela capacitação dos profissionais e pelas condições técnicas?, afirma.

O médico apontou como exemplo positivo do avanço da cardiologia no Estado, um estudo realizado há alguns anos, em cima de avaliações a partir de operações que deveriam ser realizadas em mesmo número no Incor, em São Paulo e em Teresina. ?No fundo eu pensei que realizaríamos mais casos em São Paulo, já que nossos serviços são maiores e mais ativos. Mas enganei-me. Completamos o estudo com o maior número de operados aqui em Teresina, e com excelentes resultados. A defesa de tese foi memorável e a repercussão do trabalho muito grande?, declara Jatene. Essa foi a tese de doutorado do Dr. José Lira, que solicitou a entrega do título.

O título trouxe para Fábio o que ele descreve em três momentos: amizade, pelas pessoas que o receberam há muito tempo atrás e consolidaram uma forte amizade; companheirismo, ressaltando a importância de estreitar as relações com os profissionais da área e de realizar o trabalho cooperativo, obtendo resultados; e participação, o engajamento das universidades e instituições diversas em discussões ligadas ao bem estar da população e na solução de problemas do campo da saúde e inovações.

Para o Reitor da UFPI, Luiz Júnior, é uma honra ouvir de um professor da melhor Universidade da América do Sul, e uma das melhores do mundo, sobre o carinho especial e reconhecimento do trabalho dos profissionais do Piauí na sua área da medicina. ?É muito gratificante para nossa academia ouvir o depoimento de um profissional do nível do Dr.Fábio Janete. O mesmo sentimento estendo ao Professor Doutor José Lira?, finaliza.

Fonte: Ícone