Codevasf capacita jovens de Escola Família Agrícola na z rural

A capacitação aconteceu com alunos do Soinho

Cerca de 60 alunos do 2º e 3º anos do curso médio técnico em agropecuária da Escola Família Agrícola do Soinho (EFA-Soinho), localizada na zona rural de Teresina participaram de palestras sobre recursos hídricos e qualidade de água em irrigação.

A promoção foi da Codevasf que desde 2008 apoia iniciativas voltadas para o fortalecimento das atividades na EFA - Soinho, no âmbito da área de Estruturação e Dinamização de Arranjos Produtivos Locais, bem como do Projeto Amanhã - programa social da Codevasf desenvolvido nas comunidades rurais em sua área de atuação, tendo por finalidade fomentar a organização e a capacitação dos jovens rurais na faixa etária de 14 a 26 anos.

“ A ideia é que a escola traga alguma intervencão externa para aprofundar mais o tema debatido em sala de aula. E como o tema que tinha sido estudado era irrigação e recursos hídricos, chegou a vez da Codevasf”, relata Maria dos Remédios Siqueira, professora da entidade. 

As ações da Codevasf na área de recursos hídricos e exigências físicas, químicas e biológicas da água para irrigação foram alguns dos temas debatidos pelos técnicos da Codevasf durante a palestra. "Esses debates trazem novas perspectivas aos alunos a partir da vivência dos profissionais da Codevasf que lidam diariamente com questões de recursos hídricos e irrigação", avaliou Talita Salomão, analista em desenvolvimento regional da Codevasf, também palestrante. “A ideia é contribuir com a formação dos estudantes oriundos do meio rural”, explica o analista em desenvolvimento regional da Codevasf, Francélio de Sousa.

 

Fonte: Portal MN