Codevasf vai elaborar plano para PI, diz ministro Bezerra

A região que abrange os municípios da Ride Grande Teresina tem potencial agrícola, comercial e turístico


Codevasf vai elaborar plano para PI, diz ministro
Um Plano de Desenvolvimento da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Ride) será elaborado sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A autorização para abertura de processo licitatório com esse fim foi dada na sexta-feira pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante a 3ª Reunião ordinária do Conselho Administrativo da Ride, em Teresina .

Estiveram presentes o governador do Piauí, Wilson Martins, o diretor da Área de Revitalização de Bacias hidrográficas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), José Augusto Nunes - representando o presidente da empresa, Elmo Vaz -, além de deputados federais, prefeitos e outras autoridades.

A região que abrange os municípios da Ride Grande Teresina tem potencial agrícola, comercial e turístico. Dela faz parte a maior arrecadadora de ICMS do estado, que é a capital Teresina. O prefeito de Teresina, Firmino Filho, afirmou ter boas expectativas com a implantação da rede.

?Este é um passo concreto no sentido de revitalizar uma boa ideia. Vamos fazer a Ride sair do papel e trazer benefícios concretos para melhorar a vida dos municípios. Vamos estabelecer nossas prioridades e trabalhar com determinação e apoio da bancada federal do Piauí e Maranhão para colocar projetos importantes para nossa região?, diz o prefeito.

Já Luciano Leitoa , prefeito de Timon, destacou a necessidade de projetos de mobilidade urbana na área entre os municípios de Teresina e Timon, pelo grande fluxo de veículos na região, em média 20 mil por dia.

Segundo o representante da Codevasf Piauí na Ride, Vitorino Orthiges, ?o primeiro papel da Codevasf nessa ação é a elaboração do termo de referência, com recursos do Ministério da Integração, para licitar o plano de desenvolvimento da Ride - uma grande região que vai fomentar o desenvolvimento em torno de Teresina. Esse plano vai traçar as diretrizes básicas da rede com a atuação dos governos municipais, estaduais e federal nos próximos anos. A Ride foi criada em 2002 e agora foi criado seu Conselho Administrador. O plano de desenvolvimento é o segundo passo para fazer a rede funcionar efetivamente?, esclarece Vitorino.

A Ride da Grande Teresina abrange 15 municípios da região: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Miguel Leão, Nazária do Piauí, Pau d?arco do Piauí, Teresina, União no Estado do Piauí e Timon no Estado do Maranhão.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, destacou em seu discurso que este é um ato que representa a vontade política dos prefeitos e parlamentares diante da necessidade de políticas públicas que possibilitem a integração desta região, com ações voltadas para o saneamento, a inclusão produtiva e diversas ou-tras áreas.

Fonte: Efrem Ribeiro