Com falta d'água em São Paulo, irmãs Minerato dão dicas de economia

Irmãs Minerato dão dicas de economia de água no banho e no quintal

Além de ter muito samba no pé, as irmãs Tatiane e Ana Paula Minerato, musas do carnaval paulista, também mudaram a rotina para economizar água por causa da falta d'água. Tatiane, de 24 anos, rainha de bateria da escola de samba Gaviões da Fiel desde 2009, passou a tomar banho com um balde dentro do box.

Ela deixa o balde embaixo do chuveiro, que vai acumulando água que antes seria desperdiçada. No final da ducha, a água é reutilizada em casa, como na descarga (assista no vídeo abaixo). A musa ainda deu outro conselho de economia: usar xampu a seco ou talco para tirar a oleosidade do cabelo. “Com o talco, é só colocar na raiz e jogar o cabelo bem para frente e para trás, e ainda sai mais em conta [que o xampu]”.

Ana Paula, de 22 anos, também é musa da Gaviões da Fiel, estampou páginas de uma revista masculina em agosto e é ex-dançarina de palco. Ela reutiliza a água de sua máquina de lavar para limpar seus dois quintais, onde ficam cinco cachorros. “Água é fonte de vida, se faltar água, vai faltar tudo”, disse.

Na casa de Ana Paula, a roupa é lavada praticamente todos os dias, o que rende em média de seis a sete baldes de reuso (veja no vídeo abaixo). Ela também conta que já sofreu na pele a falta de água. “Cheguei da balada e não tinha água, tive que lavar o rosto com um lenço umedecido”, revelou.

As irmãs esperam que os aprendizados da crise continuem após o fim da estiagem. “Não que seja bom [o desabastecimento], mas acho que para a conscientização da população em geral, vai ser importante”, explicou Ana Paula Minerato.








Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

Fonte: G1