Com máxima de quase 40 graus, sensação térmica atinge os 45 graus no último domingo do ano

Calor foi registrado em Guaratiba. Em Copacabana, temperatura da areia chegou aos 54 graus

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último domingo do ano, a sensação térmica no Rio chegou aos 45 graus. O forte calor foi registrado em Guaratiba, na Zona Oeste, às 10h15m. Segundo o Alerta Rio, a temperatura máxima, no entanto, foi de 39,8 graus às 14h15m em Irajá, na Zona Norte. Já em Copacabana, na Zona Sul, a temperatura da areia chegou a marcar 54 graus, na tarde deste domingo. A temperatura foi medida no trecho perto do palco principal do réveillon, em frente ao Copacabana Palace.

Por volta de 12h30m, em Copacabana, quando o barraqueiro Mario Pimentel de Souza estendeu a longa mangueira de irrigação sobre a areia escaldante, os banhistas que deixavam a praia saltaram sobre ela num ritual que pareça ensaiado:

- Aleluia, aleluia - afirmou a moradora do bairro, nem mesmo ela condicionada ao verão.

O barraqueiro explicou que a engenhoca custou cerca de R$150, mas confessou que a intenção não foi necessariamente dar conforto à clientela:

- Não é possível trabalhar com esta areia fritando os pés. E além disso, esse corredor de água faz o maior sucesso com os banhistas, que necessariamente passam pela barraca ao descerem pela faixa irrigada - comentou. O sucesso da irrigação da areia é possível medir em números. Da areia seca à irrigada, cerca de 40 centímetros adiante, a temperatura caiu 20 graus, marcando 34 graus. Segundo o AlertaRio, a máxima sensação térmica foi de 45 graus em Guaratiba. O registro foi às 10h15m, com temperatura de 35,7 graus.

Já para os trabalhadores da montagem do palco da festa de réveillon, o ambiente interno era praticamente um oásis: com um pé direito de 15 metros e a brisa do mar canalizada, a temperatura baixou para 31 graus.

- Aqui, agora está até fresco - comentou o cenografista Raul Ferraz.

Apesar do calor, Flávio Machado, da produtora SR Com, garantiu que o palco da festa está praticamente pronto.

- Faltam alguns detalhes, mas na segunda-feira à noitinha fazemos os testes de luz.


Banhista faz selfie na Praia Vermelha - Gabriel de Paiva / O Globo

 

PRAIA VERMELHA QUENTE E LOTADA

Considerada uma das praias mais tranquilas do Rio, a Praia Vermelha lotou de banhistas já no início da manhã. Por volta de 9h, já não era possível encontrar vaga para estacionar na região nem espaço na areia. Mesmo coberta de barracas, a temperatura ao sol chegou aos 47 graus por volta de 10h30m.


Kelly e Taís, com a menininha Alícia - Gabriel de Paiva / O Globo

Para sobreviver ao verão carioca, as amigas Taís dos Santos e Kelly Cristiana Magalhães, banhavam a pequena Alicia de 7 meses no único chuveirinho existente na praia.

- Não dá pra ficar longe da água. Saindo desse ponto, o calor é mais forte.- comentou Taís.

E ela está certíssima. Com um termômetro, a equipe do GLOBO mediu a temperatura da areia. Próximo ao chuveiro, o termômetro marcava 44 graus. Alguns passos adiante, a temperatura chegou a 47 graus. No calçadão junto à sombra projetada pelo muro do Forte, o calor diminuía para 28 graus, permitindo a permanência na praia do casal de gaúchos Alexandre De bastião e Nadará Santana:

- Para ficar na praia, só mesmo na sombra e com kit sobrevivência - afirmou exibindo mochila com água frutas e protetor solar.

PREVISÃO DE 40 GRAUS

Os termômetros podem chegar a 40 graus neste último domingo de 2014. Uma massa de ar quente, associada a um sistema de alta pressão, manterá o tempo estável no município e o dia será de pouca nebulosidade. De acordo com o Alerta Rio, as temperaturas estarão elevadas, com mínima de 21 graus e máxima de 40 graus na Zona Norte.

De acordo com o Alerta Rio, por volta das 10h deste domingo, os termômetros já marcavam 34 graus nas estações da Barra e do Riocentro.

A segunda-feira também será quente, com máxima de 38 graus, segundo o Climatempo. O sol deve aparecer, mas há previsão de um aumento de nuvens ainda pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Neste sábado, a sensação térmica na Zona Oeste chegou a 48 graus. A marca foi registrada na estação Guaratiba, de acordo com o Alerta Rio. A temperatura máxima registrada neste último sábado de 2014 foi de 37 graus em Irajá.

 


Pássaros voam na frente da estátua de Chopin na Praia Vermelha no amanhecer deste domingo - Guilherme Leporace / O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES