Com moderação, cerveja não engorda e faz bem à saúde, dizem estudos

Três pesquisas espanholas ressaltam os benefícios da bebida ingerida com moderação.

Três estudos espanhóis divulgados nas últimas semanas ressaltam os benefícios da cerveja para a saúde. Um deles chega a ?liberar? o consumo de até meio litro diário da bebida, garantindo que o surgimento da ?barriga de chope? é lenda. Outros dois garantem que doses moderadas de cerveja ajudam a combater diabetes e hipertensão, além de reduzirem sequelas de infartos.


Com moderação, cerveja não engorda e faz bem à saúde, dizem estudos

A pesquisa realizada pelo Colégio Oficial de Médicos de Astúrias, na Espanha, é a que recomenda uma dose diária de dois copos para as mulheres e de três para os homens, desde que eles sigam uma dieta equilibrada e pratiquem exercícios com regularidade. Ainda segundo estes cientistas, a melhor dieta é a mediterrânea, caracterizada pela ingestão moderada de pão, massas, verduras, saladas, legumes, frutas, azeite de oliva, aves e pouca quantidade de carne vermelha.

O estudo demonstra que beber cerveja com moderação não provoca aumento da massa corporal nem acúmulo de gordura na cintura.

A análise da Universidade de Barcelona também garante que beber de dois a três copos de cerveja por dia faz bem à saúde. O hábito, segundo os especialistas, ajuda a combater a diabetes e a hipertensão, pois a cerveja contém ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio, nutrientes que protegem o sistema cardiovascular. Os médicos envolvidos no estudo também recomendam a prática de atividades físicas regulares e a ingestão de uma dieta saudável.

E o estudo ?Efeitos Protetores da Cerveja no Sistema Cardiovascular? concluiu que o consumo moderado da bebida é capaz de reduzir a cicatriz no coração provocada por um infarto agudo do miocárdio. O resultado foi apresentado durante conferência médica em Madri.

Fonte: O Dia Online