Comitê Gestor decide manter vazão de água do Açude de Bocaina

Vazão de água da barragem será mantida em 150 litros/segundo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê Gestor das Bacias Hidrográficas dos Rios Canidé-Piauí, composto por representantes do poder público, da sociedade civil e dos usuários de água, realizou, na terça-feira (18), uma reunião pública anual de alocação da água do Açude Bocaina e Vale do Rio Guaribas. A decisão mais importante do encontro se referiu à vazão de água da barragem, que será mantida em 150 litros/segundo. A reunião foi realizada no auditório do Sebrae da cidade de Picos.

“O comitê decidiu que a quantidade da água liberada permanecerá em 150 litros/segundo, devido ao baixo volume da barragem e, de forma emergencial, será realizada a desobstrução dos trechos que impedem a passagem de água no Rio Guaribas, As prefeituras de Picos, Sussuapara e Bocaina, em parceria com a Semar, farão este trabalho”, informou o superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra.

À medida que os trechos forem desobstruídos, a Agência Nacional de Água (ANA) irá definir se a vazão de 150 litros/segundo será mantida ou reduzida.

De acordo com o comitê, não terá nenhum efeito, neste momento, aumentar a quantidade de água da barragem, tendo em vista que diversos barramentos impedem a passagem de água pelo rio. “Em consenso, os membros do comitê decidiram que nada será modificado até que a ANA verifique se, de fato, há necessidade de aumento ou mesmo diminuição da vazão”, disse Wesley Gabrieli, coordenador de Marcos Regulatórios e Alocação de Água da Agência Nacional de Águas.

Segundo o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) no Piauí, Djalma Policarpo, é preciso que os órgãos nacionais e regionais trabalhem em conjunto com quem utiliza a água das barragens para que se possa ter segurança hídrica na região. Por isso, foram criadas as comissões das barragens. “A água é de todos e a responsabilidade por sua gestão também deve ser compartilhada. Tanto o Dnocs, quanto a Semar e a ANA têm todo o interesse em encontrar meios de amenizar os problemas advindos da escassez de água”, disse Djalma.

A reunião contou com a participação de diversos representantes do poder executivo municipal das cidades que integram a bacia dos rios, além de entidades da sociedade civil e usuários de água, como líderes comunitários, presidentes de associação de pescadores, sindicatos de trabalhadores rurais e irrigantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES