Concluída subestação de energia da estação elevatória do Mocambinho

No local já foram instalados os dois transformadores de energia

A Prefeitura de Teresina, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte (SDU Centro/Norte) executa as obras da Estação Elevatória de Bombeamento do Mocambinho, zona Norte da capital. Nesta etapa da obra, já foi concluída a construção da subestação de energia, restando apenas a finalização da construção da ?casa das bombas?. No local já foram instalados os dois transformadores de energia. Com a estrutura pronta, resta apenas a interligação à rede elétrica, o que ocorrerá após finalização da obra.

Já a casa das bombas deve ser finalizada em pouco tempo. Parte da tubulação que será utilizada na sucção da água para o rio Poti já foi instalada. Segundo informa Abib Salim, engenheiro da SDU Sudeste, a obra entra para uma fase decisiva: ?Nos próximos dias serão montados equipamentos como uma espécie de trilhos e correntes que permitirão o levantamento ou rebaixamento das bombas. Quando este trilho for instalado, será possível a colocação das seis bombas definitivas no local e finalização da construção das casas das bombas?, garante o engenheiro.

Abib Salim explica ainda que já foram colocados parte da tubulação que será utilizada na retirada da água da estação elevatória para o rio Poti. ? Será construída uma caixa de dissipação, onde primeiro a água é acumulada para depois ser despejada?, explica.

A Estação Elevatória do Mocambinho dará solução aos problemas de alagamentos nesta região da cidade. Os investimentos somam R$ 2, 6 milhões e levará benefício a mais de 600 famílias que sofriam com alagamento em áreas próximas ao Poti. A obra que integra o Programa Lagoas do Norte deve ser finalizada este mês.

Fonte: PMT