Agencia Brasileira de Inteligência quer realizar um concurso para 470 vagas

O órgão encaminhou novo pedido de autorização de concurso público ao Ministério do Planejamento

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) quer realizar um concurso para 470 vagas de nível médio e superior. O órgão encaminhou novo pedido de autorização de concurso público ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O pedido foi enviado no dia 8 de abril. As informações são do site da Abin.

Foram solicitadas 200 vagas de oficial de inteligência (nível superior), 150 de oficial técnico de inteligência (nível superior), 50 de agente de inteligência (nível médio) e 70 de agente técnico de inteligência (nível médio).

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) enviou, em julho de 2011, ofício ao ministério solicitando a autorização de concurso para a agência. Em 18 de setembro de 2013, o Ministério do Planejamento devolveu o pedido, justificando que a demanda não fora contemplada na Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2014.

Posteriormente, o GSI enviou três novos ofícios ao ministério na tentativa de que houvesse reconsideração da negativa ? em outubro e dezembro de 2013 e em janeiro deste ano. O ministério respondeu sugerindo que, levando em consideração o exercício de 2015, nova proposta fosse embasada em nota técnica com informações e justificativas atualizadas sobre o pleito, que resultou na proposta encaminhada no dia 8 de abril.

Fonte: G1