Amigos no trabalho podem aumentar felicidade das pessoas, diz pesquisa

Para 46%, a amizade também ajuda na produtividade no trabalho

Ter amigos no ambiente de trabalho aumenta a felicidade, diz pesquisa da rede profissional LinkedIn. Em todos os países pesquisados, 46% dos profissionais dizem que a amizade é importante para trazer felicidade.

Segundo os entrevistados, manter relacionamentos pessoais na empresa faz com que eles se sintam conectados, mais motivados e produtivos. É mais fácil pedir um conselho ou compartilhar comentários com alguém se existe uma relação sólida.

Para 18% dos profissionais, a amizade com colegas os torna mais competitivos na carreira.

A pesquisa "Relationships @ Work" (relacionamento e trabalho) foi feita em abril deste ano com mais de 11.500 pessoas em todo o mundo.

O estudo comparou os resultados para diferentes gerações de profissionais. Entre os da geração Y (pessoas entre 18 e 24 anos), 67% estão propensos a compartilhar detalhes pessoais, incluindo salário, relacionamentos e questões familiares com colegas de trabalho. Já na geração baby boomers (entre 55 e 65 anos) apenas um terço mantêm esse relacionamento.

Para a geração Y, a amizade no ambiente de trabalho traz felicidade (57%), motivação (50%) e produtividade (39%).

Um em cada três (28%) profissionais da geração Y já mandou mensagem para seu gerente fora do horário de trabalho, em comparação com apenas 10% da geração baby boomers.

Veja dicas para melhorar o relacionamento dentro da empresa:

- Não limite as conversas a e-mails ou reuniões formais

Faça reuniões durante caminhadas, que ajudam a relaxar e ainda permitem discussões mais criativas e abertas. Além disso, não ter um telefone ou um computador interrompendo a reunião a todo mundo permite que os profissionais se mantenham focados e mais conectados.

- Tenha interesse no pessoal

Enquanto o gestor não tem quer dar conselhos sobre relacionamentos, ele pode ter interesse em seus companheiros de equipe como pessoas. Uma boa opção é dedicar alguns minutos das reuniões para se conectar em um nível pessoal. O trabalho é apenas uma parte de quem somos.

- Felicite, compartilhe e goste

A sensação de fazer um trabalho bem feito e de receber um e-mail do chefe felicitando pelos resultados é ótima. Os gestores também podem compartilhar esse reconhecimento nas redes sociais. É bom ser reconhecido pelo trabalho, e ter isso publicado ajuda na construção de uma marca pessoal.

Fonte: G1