Banco do Brasil divulga resultado final de concurso para 8,6 mil vagas;confira

Oportunidades são para escriturário, com salário de R$ 2.043,36

O resultado final do concurso do Banco do Brasil para 8.630 vagas em cadastro de reserva foi divulgado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (8). Os resultados estão na Seção 3, entre as páginas 96 e 127.

A homologação do resultado final traz o nome do candidato, número de inscrição, nota na prova objetiva, nota na redação, classificação na microrregião, classificação na macrorregião, classificação na UF e classificação entre as pessoas com deficiência. A validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período, passa a contar a partir desta quinta-feira (8).

As oportunidades são para os estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo, Tocantins e para o Distrito Federal.

A seleção teve 636.386 inscritos - média de 73,74 candidatos por vaga. O número total de inscritos representa um aumento de 22,2%, se comparado aos mesmos locais que realizaram concurso no início de 2012. Alagoas registrou o maior crescimento: 126% a mais de inscrições. Já em São Paulo, está a maior quantidade de inscritos: 201 mil. As vagas para o Distrito Federal (microrregião 20) têm o maior número de candidatos, com 52.006. Em seguida está Belo Horizonte (microrregião 35), com 29.084 inscritos.

Os resultados da prova objetiva e redação foram divulgados no dia 27 de março. A prova objetiva teve 70 questões, sendo 25 de conhecimentos básicos das disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático e atualidades do mercado financeiro, e 45 de conhecimentos específicos das disciplinas de cultura organizacional, técnicas de vendas, atendimento, informática e conhecimentos bancários.

Do total das oportunidades, 456 são reservadas para pessoas com deficiência. O salário é de R$ 2.043,36 para jornada de 30 horas semanais.

O candidato deve ter nível médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.

O escriturário faz a comercialização de produtos e serviços do banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades.

O candidato classificado será convocado, em função das necessidades do banco, a assinar contrato individual pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), obedecidas as ordens de classificação, de acordo com a sua opção no ato da inscrição, por microrregião. O candidato poderá ser convocado, uma única vez, para macrorregião diferente daquela em que se inscreveu, desde que exista vaga e não haja candidato classificado para preenchê-la. Nesse caso, o Banco do Brasil utilizará a ordem de classificação na UF. Se o candidato não aceitar tomar posse na dependência fora da macrorregião em que se inscreveu, será excluído da classificação estadual, mantendo, porém, a classificação na macrorregião em que se inscreveu.

Ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas Seleções Externas 2012/001, 2012/003 e 2013/001 até o termino de suas vigências (07/5/14, 15/4/14 e 26/9/14, respectivamente) ou o esgotamento da reserva de candidatos aprovados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

Fonte: G1