Com 121 kg, candidata considerada obesa é impedida de assumir cargo

A candidata tem 1,60 de altura e pesa atualmente 118 quilos (IMC de 46).



A candidata Melissa Tsuwa Watanabe, 39, que foi impedida de assumir cargo público por ser considerada obesa, busca na Justiça o direito de ser empossada na função.

De acordo com laudo do DPME (Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo), o IMC (Índice de Massa Corporal) de Melissa, que pesava 121 quilos, é de 47,2 --a obesidade mórbida ocorre quando o peso de uma pessoa ultrapassa 40. A candidata tem 1,60 de altura e pesa atualmente 118 quilos (IMC de 46).

Melissa, que é moradora de Bauru (SP), passou em 531º lugar no concurso público da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que oferecia 9.932 vagas na função de agente de organização escolar. Ela foi convocada na segunda chamada e passou pela perícia médica no dia 22 de maio.

A candidata conta que esperou quatro semanas pela publicação no "Diário Oficial" do Estado até descobrir que a validação de sua aprovação havia sido negada.

Ela, então, seguiu para São Paulo onde teve que pagar R$ 53 para ter acesso à cópia do resultado da perícia.

Para sua surpresa, o documento que atestava a aptidão para assumir o cargo tinha sido rasurado, considerando-a inapta para preencher a vaga.

No parecer final, fornecido pelo DPME, consta uma anotação informando que a candidata sofre de obesidade mórbida.

Após contestar a rasura, ela recebeu a informação de que a guia de perícia é um documento interno e que por isso poderia conter anotações. "Tudo o que é público não é só um documento deles, tem meu nome lá, é meu também", disse.

Inconformada com a decisão do DPME, Melissa ingressou com uma ação na Justiça solicitando um mandado de segurança que lhe garanta o direito de assumir o cargo.

"Estou confiante. Estudei para isso. O cargo é meu, é um direito meu. Só desisto se me provarem que estou na cama sem condições de assumir", afirma.


Com 121 kg, candidata considerada obesa é impedida de assumir cargo

Fonte: UOL