Com mais de 172 mil candidatos, Fuvest registra recorde histórico

O número, ainda preliminar, é considerado recorde histórico desde a criação da fundação que organiza o vestibular da USP há 37 anos

A Fuvest registrou nesta terça-feira (24) 172.001 inscritos para o vestibular de 2014. O número, ainda preliminar, é considerado recorde histórico desde a criação da fundação que organiza o vestibular da USP (Universidade de São Paulo) há 37 anos.

Do total, 38% dos inscritos são de escolas públicas (65.224 candidatos), aumento em relação ao ano passado (56.224). Desse grupo, 35,3% (60.683) cursaram, pelo menos, o ensino médio em escolas públicas, enquanto 16,3% são estudantes inscritos no Pasusp (Programa de Avaliação Seriada) que fizeram todo o ensino fundamental e médio na rede pública.

O número dos inscritos pelo Inclusp (Programa de Inclusão Social) Ensino Básico e que se declaram pretos, pardos e indígenas chegou a 13,8% dos total (23.735). O grupo poderá receber até 5% de bônus adicional, de acordo com o desempenho na prova da primeira fase da Fuvest.

A pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn, comemora os números por avaliar que o plano institucional da universidade, que tem como foco a aplicação de ações de inclusão social na USP, encontrou respaldo entre os estudantes.

O plano foi aprovado pelo conselho universitário em julho deste ano e inclui quatro medidas: aumento e criação de novos bônus do Inclusp, a criação do Programa de Preparação para o Vestibular da USP, o aperfeiçoamento do Programa ?Embaixadores USP? e a ampliação dos locais de prova da Fuvest no Estado de São Paulo.

Os bônus do Inclusp podem chegar a até 25%, dependendo do grupo em que candidato se inserir. O bônus é calculado segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do Vestibular da Fuvest. O bônus obtido na primeira fase será aplicado na segunda fase. Até o ano passado, essa porcentagem poderia chegar a até 15%.

Fonte: r7