Concurseiro: confira os cinco principais hábitos para ter sucesso

Seja qual for a meta, estudar é algo que requer muito empenho

Seja qual for a meta, estudar é algo que requer muito empenho e disciplina. Estudar para concursos e exames não é algo simples, e existem algumas dicas e orientações que podem deixar a trajetória menos complicada. Confira abaixo, quais são os 5 principais hábitos dos estudantes que obtém sucesso em suas metas:

Rotina planejada e organizada

Conhecimentos exigidos em concursos públicos e exames como o ENEM são extensos, e por isso os estudos precisam ser incluídos em uma rotina organizada. É por esse motivo que estudantes que seguem um cronograma de estudos têm maior facilidade em absorver todos os conteúdos das disciplinas.Fazer um plano de estudos também te deixará mais tranquilo, já que assim terá a certeza de que dedicou tempo suficiente para cada conteúdo, gerenciando o controle sobre quais matérias merecem maior dedicação.

Lazer e descanso para a mente

Não importa a disciplina que estiver sendo estudada, é fato que você precisará, no meio de tanto esforço, reservar um tempo para descansar a mente. E não precisa muito tempo, não: o importante é que você garanta que esse período de descanso tenha ficado totalmente desligado da tarefa de estudo. Sabemos o quanto é difícil para um estudante tirar da cabeça aquela prova difícil ou aquele concurso maçante, mas faça esse esforço para se tornar mais produtivo quando estiver estudando.

Leitura frequente e tranquila

Qualquer pessoa que esteja se preparando para o vestibular necessita estar por dentro das notícias atuais, portanto, leituras das mais variadas formas devem ser frequentes. Atente-se a jornais, revistas, sites e blogs de notícias.Para garantir a concentração, é preciso que a atividade seja feita da forma mais tranquila possível. Se você estiver ansioso com as provas, tente esvaziar a cabeça e esqueça outros tipos de preocupações. Uma boa forma de fazer isso é procurar um espaço agradável, sem muito barulho e bem-iluminado.

Prática e elaboração da escrita

Além da leitura, manter a prática da escrita é fundamental para qualquer estudante que queira mandar bem nas redações. Fora a vantagem de melhorar seu vocabulário, a elaboração de textos permite a você fixar melhor o que aprendeu.Quanto mais familiarizado com a escrita, maior a facilidade de transferir suas ideias para o papel de forma que o avaliador consiga interpretá-las sem dificuldades.

Metodologias e novas formas de estudo

Um hábito comum dos estudantes de sucesso é sempre estar em busca de novas técnicas. Como uma pessoa que está em constante aprendizado, você nunca deve se acomodar com uma só forma de estudo. Saiba buscar novidades no campo do estudo e ganhe mais tempo para você.

Fonte: Olhar Direto