Concurso da Caixa Econômica em 2014 vai ser coordenado pela UNB

Concurso da Caixa em 2014 para Técnico Bancário será coordenado pelo Cespe/UnB

A Caixa Econômica Federal já iniciou os preparativos para abertura de um novo concurso público em breve. Instituição realizará seleção para formação de cadastro reserva em cargo de Técnico Bancário, de nível inicial de carreira administrativa do banco, com previsão de lançamento do edital no início de 2014. Além da Caixa, Banrisul também tem concurso previsto para 2014 e Banco do Brasil já inscreve para o cargo de Escriturário em 9 estados.

De acordo com o Diretor Executivo de Gestão de Pessoas e Gerente Nacional de Remuneração e Benefícios da Caixa, Salomão Azulay, edital deve sair logo, visto que 2014 é ano eleitoral e isso prejudicará as contratações, que poderão ocorrer somente até o meio do ano. Sobre a avaliação, está sendo analisada a reformulação no processo do concurso que poderá ter também etapa de prova de títulos para classificação dos candidatos.

Através de Extrato de Dispensa de Licitação publicado pelo Diário Oficial da União de 20 de dezembro de 2013, a Caixa contratou a Fundação Universidade de Brasília (Cespe/UnB) para realização de dois concursos públicos. Sabe-se que um destes será para carreira de Escriturário, criando uma expectativa sobre os cargos a serem contemplados no outro certame, ainda indefinido. O valor do contrato entre as partes está estimado em R$ 41 milhões e têm vigência por 12 meses - Veja Dispensa de Licitação.

Como acontece sempre, a Caixa realiza concursos para formação de cadastro reserva, que serve para convocações conforme necessidade do órgão, em virtude de aposentadoria de servidores ou abertura de novas agências. Último concurso para Técnico Bancário ocorreu em 2012 e foi coordenado e organizado pela Fundação Cesgranrio, com oportunidades em vários municípios de todos os estados do país.

Azulay citou ainda que o quadro da Caixa contará com quase 100 mil servidores em todo o país. "A Caixa é o banco brasileiro que mais contrata pessoas, a velocidade de contratação é grande. Nos últimos 12 meses, 12.500 pessoas foram contratadas, sendo mil no Rio de Janeiro (das 4.600 aprovadas no último concurso). Somos também o único banco que tem estratégia de expansão. Hoje há 63.700 postos de atendimentos e abrimos, em média, três agências a cada dia útil. Em junho do ano passado tínhamos 89 mil agências e, em junho desde ano, passamos para 95.632", observou.

Salário da função de Técnico Bancário do último concurso era de R$ 1.744,00 por jornada de trabalho semanal de 30 horas, mais benefícios de participação nos lucros e resultados, possibilidade de participação em Plano de Saúde e em Plano de Previdência Complementar, auxílio Refeição/Alimentação e auxílio Cesta/Alimentação. Seleção dos candidatos constou de prova objetiva, prova de redação e exames médicos admissionais. Veja o edital do último concurso.

Prazo de validade deste último concurso foi prorrogado e têm vigência até 14/6/2014. Sendo assim, ficam asseguradas as convocações dos aprovados na última seleção, mesmo com a abertura do novo concurso. Os aprovados no concurso estão listados por polo e macropolo, de acordo com a opção feita no ato da inscrição. As provas foram aplicadas no dia 22 de abril de 2012 em todas as capitais do país.

Fonte: Ache Concursos