Concurso do Banco do Brasil e outros que serão disputados em 2016

Confira lista dos mais disputados

A busca pela estabilidade financeira tem  levado muitas pessoas a fazer concursos públicos. O que mais pesa é a concorrência, levando muitos a passar dois turnos por dia estudando. Em 2016, alguns concursos devem ser bastante concorridos. Confira:

INSS

As 950 oportunidades oferecidas pelo concurso do INSS, que está com inscrições abertas, movimentam o começo de ano dos concurseiros, já que a prova acontece em maio.

IBGE

Com salários de até 9,3 mil reais e 600 vagas, o concurso do IBGE recebe inscrições até o dia 28 de janeiro e é outro concurso de destaque em 2016. São 90 vagas para cargos de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e 50 para tecnologista em informações geográficas e estatísticas, funções que exigem curso superior.

Banco do Brasil

A última seleção feita pelo banco, com provas em outubro, para lotação em estados do Nordeste teve 153.286 inscritos para 860 oportunidades.

Ministério Público do Estado de São Paulo

Não afetados pela suspensão anunciada de concursos, os órgãos estaduais seguem fazendo seleções. No primeiro semestre deste ano há também previsão de concurso para selecionar promotores para os estados de Pernambuco e Roraima.

Tribunais Regionais do Trabalho

Sete concursos para juiz do trabalho estão previstos em 2016, segundo informações do Damásio Educacional e também devem ter concorrência acirrada. Oportunidades são para São Paulo (2ª Região), Fortaleza (7ª Região), Distrito Federal (10ª Região) Santa Catarina (12ª Região) João Pessoa (13ª Região), Espírito Santo (17ª Região).

Tribunais Regionais Federais

“Um concurso precioso, por exemplo, que terá provas em 2016 é o concurso para 115 vagas de juiz federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Mato Grosso do Sul e São Paulo) ”, diz Marcus Bittencourt, especialista em concursos.

Defensorias Públicas

Neste primeiro semestre, Amapá, Acre e Espírito Santo têm concursos previstos para defensor público, de acordo com informações do Damásio Educacional. No Amapá, serão 57 vagas e salários de 11 mil reais oferecidos.

Tribunais de Justiça

Analistas e técnicos serão selecionados por Tribunais de Justiça de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Tocantins e Roraima. Em São Paulo, concurso de nível médio para oficial de Justiça em São Paulo, já foi autorizado, com 73 vagas.

Polícias Civis

Em 2016, o Brasil recebe as Olimpíadas e a preocupação com a segurança pública é um fator a ser considerado, segundo Jorge Alonso, coordenador do Curso Preparatório Equipe Rio.

Polícia Federal

Responsável pelos concursos mais cobiçados, aguardados e concorridos na área de segurança pública, a Polícia Federal pode ter concurso em 2016, segundo Nestor Távora.  A seleção federal pode ser realizada em caráter de exceção, mesmo com a suspensão de concursos federais.

Correios

É possível que o concurso para os Correios seja retomado em 2016, segundo Rodrigo Lelis, do Universo do Concurso, e Nestor Távora, da LFG.

Fonte: Com informações do Brasil Post