Concurso para agente penitenciário tem quase 8 mil inscritos no PI

Ao todo, 7.832 pessoas concorrerão à classificação nas 400 vagas

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) divulgou, na segunda-feira (12), o número de candidatos inscritos para realizar as provas do concurso público para agentes penitenciários do Estado.

Ao todo, 7.832 pessoas concorrerão à classificação nas 400 vagas disponibilizadas pelo concurso da Secretaria de Justiça do Piauí - 7.700 na ampla concorrência, disputando 360 vagas; e 132 disputando 40 vagas para pessoas com deficiência.

As provas objetiva e dissertativa serão aplicadas no dia 18 de setembro, ou seja, neste domingo, no horário de 9h às 14h. O salário inicial é de R$ 5.966,14. De acordo com a Secretaria de Justiça, 75 classificados serão chamados imediatamente.

O concurso é direcionado a candidatos com nível superior completo em qualquer área do conhecimento e será dividido nas seguintes etapas: provas escrita objetiva e escrita dissertativa; exame médico; exame aptidão física; exame psicológico;  e investigação social.

Depois de aprovados nas cinco etapas, o candidato passa pelo curso de formação realizado pela Secretaria de Justiça, visando à capacitação para o desempenho dos serviços penitenciários em diversas áreas, como segurança, inteligência, direitos humanos e outras.

A prova escrita objetiva será dividida em 30 questões de conhecimentos gerais (divididas em Língua Português, Noções de Informática  e Atualidades) e 50 questões de conhecimentos específicos (Noções de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Aplicada), cada uma com 10 questões. A prova escrita dissertativa consiste na redação.

Mais informações acerca do concurso público para agentes penitenciário do Piauí podem ser obtidas pelo site do Nucepe, nucepe.uespi.br; da Secretaria de Justiça do Estado, www.sejus.pi.gov.br; ou do Governo do Estado, www.piaui.pi.gov.br.
 

Fonte: Com informações do Portal do Governo