Concurso para Guarda Municipal de Teresina acontece neste domingo

Mais de 7 mil candidatos se inscreveram para 50 vagas

A Prefeitura de Teresina realiza neste domingo(08) a primeira etapa do concurso público para o provimento de cargos da Guarda Civil Municipal de Teresina. Ao todo 7.569 candidatos estão inscritos para as 50 vagas, sendo 40 para homens e 10 para mulheres. Desse total, cinco vagas estão destinadas para portadores de necessidades especiais. 

As provas serão aplicadas pela Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese), da Universidade Federal do Piauí. São vários os locais de aplicação de prova que podem ser confirmados no site da Copese (www.ufpi.br/copese).

O processo selecionará os 150 primeiros colocados para o curso de aperfeiçoamento. Desses, 50 serão contratados em caráter imediato. O salário é de R$ 1.100 e o regime de trabalho é de 12h por 36h folgadas. 

O concurso é composto de cinco etapas: prova escrita, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, investigação de conduta social, além do curso de formação. Todas as etapas têm caráter classificatório e eliminatório. A avaliação da aptidão física será realizada no setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí, no período de 30 de novembro à 05 de dezembro. A avaliação psicológica será realizada no dia 20 de dezembro. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

A função da Guarda Municipal não é a de policiamento ostensivo voltado para a segurança pública, mas sim de segurança patrimonial, além de apoiar a Defesa Civil e trabalhar nas ações de combate às drogas. A Guarda Municipal deverá ter o caráter dinâmico, zonal, armada e estar presente nos espaços públicos.



Fonte: Portal MN