Em 2011 só pede financiamento estudantil quem fizer o Enem

Medida foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (3)

O MEC (Ministério da Educação) vai passar a exigir a participação no Enem para os estudantes que pedirem financiamento estudantil pelo Fies, programa do governo federal. A medida vale só para quem entrar na faculdade no primeiro semestre de 2011. O aluno que for pedir financiamento este ano não precisa comprovar participação no Enem.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União. A portaria do MEC trata também das regras e procedimentos para inscrição no Fies neste ano.

Os pedidos de financiamento deverão ser feitos somente pela internet, no site do SisFies. No entanto, a data de abertura do sistema ainda não foram divulgada. A partir de então o aluno poderá solicitar o Fies em qualquer período do ano.

O ministério anunciou que estudava mudanças no programa, como o fim da exigência do fiador. Mas, para o primeiro semestre deste ano, ainda serão pedidas garantias, como o fiador convencional ou o grupo de fiadores solidários, composto por até cinco alunos em que cada um é co-responsável pelo pagamento das prestações de todos os integrantes. O MEC estuda criar um fundo para que não haja mais a cobrança.

Fonte: R7, www.r7.com