Oportunidade: 65% das empresas financeiras pretendem contratações

Companhias brasileiras querem expandir equipe ainda no 1º semestre

Pesquisa global da Robert Half, empresa de recrutamento especializado, mostrou que 65% das empresas brasileiras da área financeira pretendem expandir suas equipes ainda no primeiro semestre deste ano.

O otimismo dos CFOs do Brasil em relação ao crescimento do setor ficou atrás apenas dos chineses, com 66%. O levantamento global foi feito com 2.525 CFOs de 17 países.

Para Fábio Saad, gerente sênior das divisões de Mercado Financeiro e Finanças e Contabilidade da Robert Half, o mercado está aquecido, pois ações como minimizar riscos, otimizar custos, organizar processos internos e gerar relatórios vêm ganhando importância dentro das organizações.

Apesar do otimismo do setor, 69% das empresas brasileiras ainda consideram muito desafiador encontrar um profissional de finanças qualificado, enquanto 29% consideram a tarefa apenas desafiadora.

"A falta da fluência em línguas estrangeiras ainda é grande por parte dos executivos brasileiros?, conclui Saad.

O executivo lembra que muitos profissionais entendem as questões contábil e fiscal do País, mas não conseguem se comunicar com as matrizes.

Ainda de acordo com a pesquisa, 16% das empresas nacionais consideram os profissionais de auditoria como os mais difíceis de serem encontrados. Profissionais de planejamento financeiro e análises e executivos de contabilidade ocuparam o segundo e terceiro lugar entre os mais difíceis, com 14% e 12%, respectivamente.

Fonte: G1