Enem:apenas 7% dos candidatos têm direito ao certificado de ensino médio

Entre os 784.830 interessados no diploma, somente 60.320 conseguiram a pontuação exigida.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira, 14 de janeiro, que apenas 7,6% dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 que fizeram a prova para conseguir certificado de conclusão do ensino médio têm direito ao documento. Entre os 784.830 interessados no diploma, somente 60.320 conseguiram a pontuação exigida.

Para ter direito ao certificado é preciso ter notas acima de 450 nas quatro provas objetivas do Enem 2013 e acima de 500 na redação. Além disso, o estudante deve ter completado 18 anos de idade até 26 de outubro de 2013, data da primeira prova do Enem. A expedição do documento é gratuita e demora de 45 a 60 dias uteis. A pontuação de outras edições do Enem não é aceita.

Os certificados podem ser solicitados desde o último dia 10, na instituição certificadora que o participante escolheu quando se inscreveu no Enem 2013. Quem não lembra da instituição deve ligar no Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800 616161. Aqueles que não marcaram a opção de obter o certificado não podem fazer a solicitação.

Os interessados no certificado devem procurar sua instituição e perguntar sobre os documentos exigidos e prazo para entrega. Os participantes que conseguiram a pontuação exigida apenas em algumas provas não podem solicitar o certificado, mas podem requerer a declaração de proficiência específica da área. Assim, no próximo Enem não precisam obter a pontuação nessas áreas.

A certificação do Enem vale como diploma de ensino fundamental e médio, ou seja, permite ao estudante ingressar no ensino superior, concorrer pelas vagas da Lei de Cotas e, a partir deste ano, disputar as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Fonte: Portal MN