Entrevista é a etapa da seleção que mais reprova candidatos, diz pesquisa

Para 43% dos diretores, candidatos cometem mais erros em entrevistas

São muitas as armadilhas que podem arruinar as chances de um candidato em um processo seletivo. As mais perigosas são as que se armam nas entrevistas, segundo uma pesquisa da Accountemps, especializada em recrutamento de temporários para as áreas de finanças, contabilidade e escrituração.

O levantamento, conduzido por uma empresa independente de pesquisa, perguntou a mais de 2.100 diretores financeiros americanos em que etapa da seleção os candidatos costumam cometer mais erros. 43% apontaram a entrevista, 11 pontos percentuais à frente dessa mesma resposta em uma pesquisa similar de 2010. Derrapadas no currículo ficaram em segundo lugar pelos dados mais recentes, com 19%.

"Contratações erradas são custosas para o negócio, e os empregadores estão cada vez mais precavidos para não escolher alguém pouco adequado para a vaga", disse Max Messmer, presidente da Accountemps. "A entrevista dá a melhor compreensão sobre a conformidade do candidato".

Messmer destaca que é necessário se preparar para essa etapa do processo, o que inclui prever cenários diversos do formato tradicional. Confira algumas possibilidades:

1) Entrevistas comportamentais

Ao responder a perguntas com base em comportamento, do tipo "Pode me contar sobre uma ocasião em que aumentou a produtividade em seu último emprego?", os empregadores buscam relacionar experiências anteriores com o que deverá ser exigido pela vaga em aberto. Esteja preparado para ilustrar resultados positivos e como resolveu problemas.

2) Entrevistas por vídeo

Skype e ferramentas similares permitem que o empregador analise candidatos com mais facilidade e custos menores. Antes da conversa, cheque se toda a aparelhagem necessária está em ordem, vista-se como se fosse para uma entrevista pessoal, evite desordem ao redor e lembre-se de olhar para a câmera, e não para a tela do computador.

3) Entrevistas múltiplas

Os empregadores querem ter certeza de que estão de fato escolhendo o melhor candidato, com base na maior quantidade de informações possível. Encare a sequência de conversas como uma chance de mostrar suas habilidades mais apropriadas e conhecer melhor a empresa em que porventura venha a trabalhar.

4) Painel de entrevistas

É uma forma encontrada pelas empresas para otimizar o processo de entrevistas múltiplas. Esses encontros podem ser intimidantes; procure estabelecer conexões com cada entrevistador. Olhe-os nos olhos, responda às perguntas chamando a eles pelo nome e peça cartões de visita para enviar mensagens de agradecimento personalizadas.

5) Entrevistas em grupo

São conduzidas pelos empregadores para observar as habilidades de inter-relacionamento dos candidatos. Faça-se ouvir respeitosamente, sem interromper os outros. Embora esteja concorrendo a uma vaga, trate os outros entrevistados de maneira profissional e diplomática.

Fonte: G1