BR: Exército encerra inscrições para 1.350 vagas para curso de formação

Áreas são de combatente/logística-técnica, aviação, música e saúde

O Exército encerra nesta segunda-feira (8) as inscrições do concurso para 1.350 vagas no curso de formação de sargentos na Escola de Sargentos das Armas. As áreas são de combatente/logística-técnica, aviação, música e saúde. A área com maior número de vagas é a de combatente/logística-técnica, com 1.200.O curso terá início em maio de 2014 e término em novembro de 2015.

No site da organizadora, é possível ver o edital.

Na área de combatente/logística-técnica e aviação, as vagas são para as modalidades de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, material bélico ? manutenção de viatura auto, material bélico ? manutenção de armamento, material bélico ? mecânico operador, manutenção de comunicações, topografia, intendência e aviação, manutenção.

Na área da música, o candidato poderá escolher até três naipes de instrumentos para realizar a prova prática de habilitação musical. As opções são clarineta, fagote em dó/contra fagote em dó, flauta em dó/flautim em dó, oboé em dó/ corne inglês, saxhorne, saxofone, tuba, trombone, trompa e trompete.

Na área de saúde são 100 vagas para técnico de enfermagem.

O candidato deve ser do sexo masculino para todas as áreas, exceção feita para a área saúde, na qual poderá ser de ambos os sexos; ter concluído o ensino médio e, se estiver cursando a última série desse nível escolar no ano da inscrição para o concurso, somente será habilitado à matrícula se concluí-la com aproveitamento, antes do encerramento do concurso de admissão.

O candidato deve ter ainda, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, sendo que, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 anos de idade, além de medir, no mínimo, 1,60m de altura, para o sexo masculino, ou 1,55m para o sexo feminino. Os candidatos da área de saúde deverão, também, apresentar registro no Coren.

Os candidatos da área música deverão comprovar serem possuidores de habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos pelas vagas estabelecidas em Portaria do Estado-Maior do Exército, a ser verificada em exames específicos do concurso de admissão.

O curso é dividido em período básico e período de qualificação. O período básico, com duração de 34 semanas, ocorrerá em Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro, Recife, Alegrete (RS), Jundiaí (SP), Pirassununga (SP), Pouso Alegre (MG), Campo Grande, Fortaleza, Blumenau (SC), Jataí (GO) e Altamira (PA). O período de qualificação, com duração de 43 semanas, ocorrerá em Três Corações (MG), Rio de Janeiro e Taubaté (SP).

As inscrições devem ser feitas pelo site www.esa.ensino.eb.br. O valor da taxa não foi informado.

O processo seletivo é composto de exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde e exame de aptidão física. A segunda fase é composta de revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos do candidato.

O exame intelectual será realizado dia 13 de outubro.

Fonte: G1