Google lidera o ranking de empresas dos sonhos para os jovens brasileiros

Estatal Petrobras perdeu a liderança e ficou em segundo lugar

O Google reconquistou o posto de empresa dos sonhos dos jovens em 2014, ultrapassando a Petrobras, que ficou em segundo lugar. A ?disputa? entre Google e a Petrobras pelas primeiras posições acontece desde 2008. Os dados são da 13ª Edição da Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos e Nextview People.

A pesquisa foi respondida por cerca de 52 mil jovens brasileiros estudantes e recém formados (entre 17 e 26 anos).

Veja o ranking "Empresa dos Sonhos":

1) Google

2) Petrobras

3) Odebrecht

4) Itaú

5) Vale

6) PwC

7) Nestlé

8) Apple

9) P&G

10) Ambev

Em 2010 e 2011, o Google liderou o ranking, com a Petrobras em segundo lugar. Já em 2012 e 2013, as posições se inverteram e a Petrobras chegou a liderança.

A Odebrecht vem crescendo entre os jovens desde 2011 e agora ocupa o terceiro lugar. A PwC estreou em 2013 e pulou do nono para o sexto lugar, em 2014. A Vale e a Ambev estão no ranking desde 2009 e o Itaú desde 2008. Já a Apple e P&G estrearam no ranking neste ano.

?Vivemos em um mundo em constante transformação e nenhuma escolha será permanente. Antes o jovem tinha mais clareza do que seria sua carreira ao terminar uma graduação, que era o principal pilar de uma vida profissional. Hoje ele sabe que durante o curso possibilidades surgirão e deixarão de existir. Por isso, eles têm sede por novos aprendizados e valorizam organizações que proporcionem um contexto em que possam se ?reinventar? a cada dia?, diz Maíra Habimorad, presidente da Cia de Talentos.

Escolha das empresas

A quantidade de jovens que sonham trabalhar em uma companhia específica vem caindo: de 77% em 2012, passou para 60% em 2013 e agora está em 58%.

Os jovens ?descontentes?, que não tem uma empresa dos sonhos, dizem que a companhia deveria oferecer possibilidade de conciliar a vida pessoal e profissional e ter bons relacionamentos no trabalho.

Já os participantes da pesquisa que apontam ter uma empresa dos sonhos dizem que fizeram essa escolha por acreditarem que ela proporcione oportunidades de desenvolvimento profissional, desafios constantes e possibilidade de fazer o que gosta, além de trabalhar para uma marca inovadora com boa imagem no mercado. Reconhecimento profissional, sustentabilidade, foco em pessoas e qualidade são as características que mais chamam a atenção destes jovens.

O alinhamento com a cultura da empresa também é um dos principais aspectos avaliados no momento de escolha por uma oportunidade profissional. Para 70% destes jovens existe alguma referência sobre os valores e as crenças das organizações que admiram.

Fonte: G1