Novo calendário: provas de analista do INSS já estão remarcadas para março

INSS: Provas de analista são remarcadas para março

Mais uma vez o calendário do concurso de analista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi alterado. Dessa vez, em virtude de uma sugestão do Ministério Público Federal no sentido de permitir que todos os inscritos, inclusive os faltosos de 13 de outubro, pudessem participar da reaplicação dos exames, a avaliação passou para 9 de março ? a data anterior era 9 de fevereiro. Por conta disso, a FunRio desconsiderou todos os pedidos de devolução da taxa anteriormente encaminhados. Os candidatos presentes em 13 de outubro que não quiserem mais realizar o novo exame terão que solicitar novamente a restituição da taxa, por e-mail, entre os dias 30 de dezembro e 10 de janeiro.

No mesmo período, será possível requisitar a alteração da cidade de realização das provas. O pedido também deve ser encaminhado por e-mail ? mesmo quem já tinha feito a requisição. Todas as trocas de cidade de prova serão realizadas até o dia 17 de janeiro. No dia 24, será divulgado o resultado da solicitação da devolução da taxa de inscrição. Em fevereiro, no dia 18, será publicado o edital de convocação para a avaliação e a partir dessa etapa data os candidatos poderão acessar o site da FunRio para consulta do cartão de confirmação ? o documento informa o local e horário dos exames (no turno da tarde).

As provas aplicadas em 13 de outubro foram anuladas porque nem todos os inscritos nas especialidades de Tecnologia da Informação, Fisioterapia e Engenheira Civil puderam ser avaliados, uma vez que faltou o caderno de questões para centenas de candidatos. Houve casos também de participantes que receberam a prova de outra especialidade. Inicialmente, os exames foram cancelados somente para os candidatos que foram prejudicados e a nova prova foi remarcada para 8 de dezembro. Depois disso, o INSS e a FunRio resolveram anular toda a seleção e reagendar as avaliações para 9 de fevereiro, que agora somente serão aplicadas em março. Segundo o novo cronograma, o resultado final será publicado em 8 de maio. A seleção destina-se ao preenchimento de 300 vagas e possui 164.209 inscritos. O prazo de validade é de um ano, prorrogável por igual período.

Fonte: PCI - Concursos