Maioria dos jovens reprova nível de exigência das empresas, diz pesquisa

Maioria dos jovens reprova nível de exigência das empresas, diz pesquisa

Para 62%, requisitos pedidos não estão alinhados ao momento profissional.

A maioria dos candidatos a uma vaga de estágio e trainee não está satisfeita com a quantidade de exigências que as empresas fazem para contratá-los. As informações são de uma pesquisada realizada pela Page Talent, consultoria especializada em recrutamento de estagiários e trainees.

O levantamento foi feito em outubro com 600 jovens, de 18 a 26 anos, para saber dos entrevistados se as exigências feitas pelas companhias estão de acordo com o momento de vida desse profissional.

Do total dos entrevistados, 62% acreditam que os requisitos pedidos não estão alinhados ao momento profissional que vivem atualmente. Eles também acreditam que seria muito difícil encontrar estudantes com tamanha experiência e conhecimento, por todos estarem na fase inicial da carreira.

?É natural que os jovens, por mais que se sintam preparados, pensem que a exigência é muito grande para seu atual momento profissional. Eles nunca trabalharam antes, nunca tiveram vivência com o mundo corporativo e a descrição dos job descriptions às vezes assusta?, avalia Manoela Costa, gerente executiva da Page Talent no Brasil.

Por outro lado, 30% acreditam que as exigências fazem sentido para o seu atual momento de vida profissional e se sentem preparados para assumir desafios. E há ainda 8% que acreditam que as exigências estão de acordo com seu atual momento, mas ainda não se sentem preparados.

Segundo Manoela, algumas empresas exigem uma grande bagagem de seus estagiários, tanto comportamental quanto técnica. "O que os candidatos precisam ter em mente é que a maioria das empresas avalia sim o conhecimento técnico, mas o que é mais levado em consideração é o potencial de aprendizado e o perfil comportamental dos candidatos", completa.

Fonte: G1