Mais de 25 mil candidatos fazem as provas do TJ do AM neste domingo

Provas são para cargos de analista judiciário I e de nível fundamental.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realiza neste domingo (9) as provas objetivas para os cargos de analista judiciário I e de nível fundamental do concurso público da Instituição. Ao todo, 25.671 mil candidatos deverão comparecer às escolas onde os exames serão aplicados nas cidades de Manaus, Manacapuru e Itacoatiara.

De acordo com a Comissão do Concurso do TJAM, para os cargos de analista judiciário I, estão sendo oferecidas 58 vagas para ampla concorrência e cinco para pessoas com deficiências. O vencimento é de R$ 6.787,06 e as vagas são para Manaus.

Já para os cargos de nível fundamental, as vagas são exclusivamente para o interior do Estado ? Careiro-Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Mancapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. O salário é de R$ 1.823,75.

Conforme os dados do TJAM, Manaus concentra o maior número de candidatos, com 16.832 inscritos. Manacapuru, a 69 Km de Manaus, vem em seguida, com 6.307 candidatos. E no município de Itacoatiara, a 175 Km da capital, 2.532 candidatos farão prova no próximo domingo.

Medida cautelar indeferida

Na quinta-feira (6), o conselheiro Wellington Cabral Saraiva, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indeferiu medida cautelar que pedia suspensão do concurso público, no Procedimento de Controle Administrativo (PCA) nº 0003158-39.2013.2.00.0000. Com a decisão, o conselheiro manteve a realização das prova e deu prazo de 15 dias ao Tribunal para prestar informações ao CNJ sobre os questionamentos contidos na ação.

O documento afirma ainda que "a decisão que suspendeu o concurso para o cargo de juiz de Direito substituto do TJAM, no PCA 0002920-20.2013, em nenhum momento tratou de impedimento de membro da banca examinadora. "O fundamento da decisão foi a ausência de divulgação da composição do concurso e da comissão examinadora, à luz da resolução 75, de 12 de maio de 2009, deste Conselho", afirmou Saraiva. Ele conclui a decisão declarando que "é prudente, pois, que se aguardem as informações a serem prestadas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas".

Primeiro dia de prova

As provas do concurso do TJAM começaram a ser realizadas no domingo (2). No primeiro dia, foram aplicadas provas para os candidatos aos cargos de analista judiciário II (especialidades leiloeiro e oficial de justiça avaliador) e administrativos de nível médio. Segundo o TJAM, foram registrados 7.784 faltosos. Mais de 45 mil pessoas haviam se inscrito para a seleção.

Fonte: G1