Marinha abre concurso para 80 vagas de praças da armada para os homens

É exigido ainda curso técnico de nível médio relativo à área técnica

A Marinha abriu concurso público para 80 vagas no Quadro Técnico de Praças da Armada no Corpo de Praças da Armada 2013 (CP-QTPA/2013). O concurso destina-se a preparar e capacitar os candidatos aprovados para atuar na operação e manutenção de submarinos.

No site da Marinha, é possível ver o edital.

Na área eletroeletrônica são 35 vagas para técnico em automação industrial; técnico em eletroeletrônica; técnico em eletromecânica; técnico em eletrônica; técnico em eletrotécnica; técnico em eletrotécnica naval; e técnico em mecatrônica.

Na área mecânica são 45 vagas para técnico em manutenção automotiva; técnico em mecânica; técnico em mecânica naval; técnico em mecatrônica; técnico em refrigeração e climatização; técnico em manutenção de máquinas pesadas; e técnico em mecânica da precisão.

O candidato deve ser do sexo masculino; ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2014; ter concluído ou estar concluindo o curso técnico de nível médio relativo à área técnica à qual concorre.

A atribuição principal das Praças do Corpo de Praças da Armada (CPA) é o guarnecimento dos navios, submarinos e aeronaves da Marinha para a execução de tarefas relativas à operação e manutenção de equipamentos e sistemas, à conservação de compartimentos e materiais e da participação em serviços gerais e específicos nos meios navais.

O Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA) é um dos Quadros de Praças do CPA. Os praças que ingressarem no QTPA serão preparados e capacitados para atuar na operação e manutenção de submarinos. Para a carreira de praças do QTPA, pela legislação em vigor, a primeira graduação é a de terceiro-sargento e a última é a de suboficial. Após o ingresso na Marinha, será atribuída ao militar uma especialidade técnica que corresponde à formação profissional do praça.

O curso de formação tem o propósito de capacitar o aluno para exercer suas atividades profissionais na Marinha, dentro de uma especialidade, inicialmente como terceiro-sargento. O curso será composto de Curso de Formação de Sargentos (C-FSG), com duração de cerca de 30 semanas; e Curso de Aperfeiçoamento (C-Ap) , com duração de cerca de 25 semanas.

O período de adaptação, integrante do C-FSG, é a etapa inicial do curso e tem o propósito de adaptar e preparar os alunos para as atividades administrativas e acadêmicas a serem desenvolvidas durante o curso de formação. Após concluir o período de adaptação, o candidato será matriculado no C-FSG.

Inicialmente, o candidato será matriculado no C-FSG, como praça especial, aluno do Curso de Formação de Sargentos (AFSG), com grau hierárquico equivalente ao de cabo, e ao lograr a aprovação no curso, será nomeado terceiro-sargento do QTPA.

Durante o C-FSG os alunos serão submetidos a uma inspeção de saúde e uma avaliação psicológica específicas para as atividades especiais em submarino, que terão caráter eliminatório.

Ao final do C-FSG os alunos, por ordem de classificação, farão a opção por uma especialidade. Os alunos da área técnica de eletroeletrônica optarão por comunicações interiores ou eletricidade. Os alunos da área técnica de mecânica optarão por máquinas ou motores.

A seguir, o aluno será matriculado no Curso de Aperfeiçoamento (C-Ap), o qual o capacitará a exercer suas atividades profissionais na Marinha na especialidade para a qual foi indicado pela Administração Naval.

Concluído o C-Ap, o candidato será matriculado no Curso de Subespecialização de Submarinos para Praças que terá duração de cerca de 24 semanas, o qual o capacitará para o exercício de atividades em submarinos.

As inscrições devem ser feitas até 4 de outubro pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa é de R$ 20.

O concurso terá provas escritas objetivas de conhecimentos profissionais, redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos, verificação de documentos e avaliação psicológica.

A prova escrita de conhecimentos profissionais e redação será nas cidades do Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia-RJ, Vila Velha-ES, Salvador, Natal, Olinda-PE, Fortaleza, Belém, São Luís, Rio Grande-RS, Porto Alegre, Florianópolis, Ladário-MS, Brasília, São Paulo, Manaus e Santos-SP, em data a ser definida. O início do curso está previsto para 14 de abril de 2014, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (Ciaa), na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: G1