Marinha Mercante abre 180 vagas em curso para aquaviários no BR

Marinha Mercante abre 180 vagas em curso para aquaviários no BR

Candidatos devem ter nível fundamental e médio/ técnico

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) da Marinha Mercante abriu as inscrições do processo seletivo para 180 vagas para o curso de formação de aquaviários e para o curso de adaptação para aquaviários. A remuneração não foi informada.

No site da Marinha, é possível ver o edital.

No curso de formação, as vagas são para moço de convés e moço de máquinas. Já no curso de adaptação, as vagas são para cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde.

São 90 vagas para a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, 30 para a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis e 60 para a Delegacia de Capitania dos Portos em Macaé.

As vagas serão preenchidas obedecendo-se aos seguintes critérios: para os cursos CFAQ-I C e CFAQ-I M serão destinadas aos candidatos indicados por empresas ou entidades representativas da Comunidade Marítima, em ordem de prioridade, por elas estabelecidas, e para o curso CAAQ-I CT/S, 90% serão para os candidatos indicados em ordem de prioridade, por empresas ou entidades representativas da Comunidade Marítima e 10% para candidatos inativos da Marinha do Brasil (MB), desde que possuam os requisitos de escolaridade.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível fundamental completo para as vagas de moço de convés, moço de máquinas, nível médio para auxiliar de saúde e nível médio/ técnico para enfermeiro, além de ter idade mínima de 19 anos em 9 de abril de 2013.

As inscrições devem ser feitas até o dia 27 de fevereiro pelo site www.ciaga.mar.mil.br. A taxa é de R$ 8.

Sendo o moço de convés e o moço de máquinas aquaviários do 1º Grupo - marítimos, conforme definido no RLESTA, aprovado pelo Decreto Nº 2.596/1998, o processo seletivo não se destina ao provimento de cargo, emprego ou função pública, assim como ao ingresso, como militar, na Marinha do Brasil. O processo seletivo visa apenas definir a classificação do candidato. Consequentemente, não é concurso público.

As provas objetivas estão previstas para o dia 26 de abril. Ainda haverá teste de suficiência física.

A data do início do curso ainda será divulgada.

Fonte: G1