BR: Melhor época para procurar estágio é início do curso, diz Nube

BR: Melhor época para procurar estágio é início do curso, diz Nube

Enquete mostra que estudantes preferem procurar no meio do curso

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) realizou uma enquete com 13.828 internautas entre os dias 12 e 23 de agosto com a seguinte pergunta: "Qual seria a melhor época para procurar uma colocação?? Como opções estavam "No início do curso"; "No meio"; "No final" e "Depois de concluir o curso". A resposta com mais cliques foi "No meio", com 48,27%, ou seja, 6.675 votos.

Atualmente, várias empresas estão com milhares de vagas abertas - clique aqui para ver a lista de programas de estágio e trainee.

Na segunda posição, ficou "No início do curso", com 5.565 votos, ou seja, 40,24%. Para Lizandra Bastos, analista de treinamento do Nube, o melhor momento para procurar uma oportunidade é justamente no início do curso. ?Assim, é possível ver qual área mais vai interessar e, claro, facilitar as suas escolhas na carreira.?

Para Lizandra, esses resultados da enquete se dão por duas razões. "A primeira se deve à crença de ser necessário já dominar determinados conceitos para o exercício do estágio. O outro motivo são as exigências naturais do mercado para diversas vagas e muitos se sentem despreparados", diz.

?Segundo a Lei 11.788/08, o estágio é caracterizado como um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, visando à preparação para o trabalho produtivo dos estudantes. Ou seja, é diferente de um emprego tradicional, pois traz a chance de vivenciar na prática os ensinamentos adquiridos em classe", explica Lizandra.

"Sempre avalie se a vaga está de acordo com os seus objetivos. Se estiver, o jovem deve ter um currículo em dia e uma preparação para a entrevista, pois são fatores necessários para obter êxito nessa empreitada, somados ao conhecimento de outras línguas", indica.

Em terceiro lugar ficou "No final", com 6,30% (871), seguido pelo último posto, "Depois de concluir o curso", somando 717 votos (5,19%). "Há mais ofertas para quem está no começo da formação. O baixo número de votos para esses tópicos indica a conscientização dos alunos sobre importância do estágio durante sua graduação. Afinal, faz parte do processo de aprendizagem e permite ao jovem desenvolver suas habilidades e competências", afirma. Ela ressalta que para ser estagiário, é necessário estar estudando.

"Se considerarmos a porcentagem da pesquisa e a aplicarmos para os 6,7 milhões de estudantes de nível superior aptos para ingressar no mercado brasileiro, mais de 3 milhões de jovens só vão enviar seus currículos na metade do curso. Logo, quem chegar primeiro pode conseguir as melhores oportunidades."

Fonte: G1